CUFA AP lança campanha solidária “Absorvendo Afetos” contra a pobreza menstrual

Os interessados em contribuir podem fazer a doação de absorventes e de produtos de higiene e limpeza.

A Central Única das Favelas do Amapá (CUFA-AP), em parceria com o Centro de Atividades Sociais da Periferia (CASP) e o Grupo Ciranda Materna, lança a campanha solidária “Absorvendo Afetos”, com o objetivo de arrecadar doações de absorventes e produtos de higiene e limpeza para mulheres e meninas de áreas periféricas do Estado do Amapá.

As condições vividas por um grande número de mulheres durante a menstruação, como a falta de saneamento básico, acesso a itens básicos de higiene, informação e apoio nesse período, são chamadas de “pobreza menstrual”. Esse conceito ainda é pouco conhecido, mas se refere à realidade comum de meninas e mulheres das periferias, ribeirinhas e quilombolas.

A pobreza menstrual é um problema de saúde pública. O recente relatório “Pobreza Menstrual no Brasil: Desigualdade e Violação de Direitos”, do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), revela uma dimensão de violação de direitos que fere a dignidade humana.

“Foto/Imagem: @cufaamapa”

A Campanha Solidaria Absorvendo Afetos acompanha um diálogo sobre saúde e direitos menstruais, bem como a formulação de estratégias de combate à pobreza menstrual.

Para saber como participar da campanha, foram disponibilizados dois números de contato e chave pix:

(96) 991387549 e (96) 981464460

Pix chave: [email protected]

Colaboração de texto: Zenaide Castelo (Estagiária de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *