Dia do Bibliotecário: Justiça do Amapá destaca importante atuação das bibliotecárias do TJAP

Os bibliotecários são profissionais fundamentais para a formação de milhares de pessoas que buscam nos livros conhecimento e sabedoria. Em alusão ao Dia do Bibliotecário, comemorado em todo o Brasil em 12 de março, o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) faz o devido reconhecimento às suas bibliotecárias Simone Leite e Andréa Azevedo, com destaque para a brilhante atuação das duas profissionais da biblioteconomia – que serve de suporte no âmbito de pesquisas para magistrados, servidores e colaboradores da instituição.

Mais sobre as bibliotecárias do TJAP

Com 31 anos de carreira, 28 destes dedicados à Biblioteca do TJAP, denominada Juiz Francisco Souza de Oliveira, Simone Leite é amapaense, formada em biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará e, ao longo de quase três décadas, trabalha na organização e gerenciamento de tarefas como a catalogação e indexação de obras, manutenção de sistemas informáticos, entre outras.

“Sou apaixonada pela minha profissão. Aqui conseguimos atender as áreas jurídicas e não jurídicas. Ser bibliotecário é transmitir todo o conhecimento guardado no universo da informação e ouvir a necessidade de quem tem sede de conhecimento – além de se disponibilizar para atendê-los”, pontuou Simone Leite.

Andrea Azevedo é uma amazonense graduada em biblioteconomia na Universidade Federal do Maranhão. A profissional possui 11 anos de carreira, sete deles com atuação na Biblioteca Juiz Francisco Souza de Oliveira.

“Ser bibliotecária é uma experiência maravilhosa, sobretudo no TJAP, pois me sinto satisfeita em estar aqui. Somos essa ponte entre a informação e o usuário, sempre procurando nos atualizarmos para conseguir levar esse conhecimento ao usuário interno e a comunidade como um todo”, destacou Andrea Azevedo.

Reconhecimento

De acordo com o secretário-geral do TJAP, Veridiano Colares, as bibliotecárias do TJAP e o trabalho desenvolvido por elas são essenciais para a instituição. “Em nome do nosso presidente, desembargador Adão Carvalho, agradeço e parabenizo a Simone e Andréa, duas bibliotecárias de alto nível”, garante.

“Elas cuidam do acervo, cadastram todo o material bibliográfico para o empréstimo ao público, além de renovar as obras e realizar o arquivamento de documentos. Portanto, auxiliam na disseminação da informação, conhecimento, desenvolvimento técnico e cultural de todos no TJAP”, defendeu Veridiano Colares.

“Que fique registrado o reconhecimento da administração do Tribunal à elas”, concluiu o secretário-geral do TJAP.

Sobre o Dia do Bibliotecário

O Dia do Bibliotecário é celebrado nacionalmente em 12 de março por conta do nascimento, nesta data, do escritor e poeta Manuel Bastos Tigre, primeiro bibliotecário concursado do Brasil. O dia foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980.

Mais sobre a Biblioteca Juiz Francisco Souza de Oliveira

A Justiça do Amapá, que possui biblioteca desde a sua fundação em 1991, possui aproximadamente 23 mil publicações. Mesmo com o acervo predominantemente de conteúdos jurídicos, é possível encontrar grandes obras da literatura brasileira, História do Amapá e conhecimentos gerais. A Biblioteca do TJAP contém ainda livros de autoria magistrados e servidores do próprio Tribunal, como obras dos desembargadores Gilberto Pinheiro e Carmo Antônio de Souza.

A Biblioteca está aberta para receber indicações de novos livros para aquisição até final de março. Para isso, basta enviar solicitação ao email [email protected], com o título da obra. O espaço é muito procurado por concurseiros, acadêmicos de Direito e por estudantes em preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

– Macapá  12 de Março de 2023 –

Assessoria de Comunicação do TJAP

Texto: Elton Tavares

Foto: Hugo Reis

Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

Youtube: TJAP Notícias

Instagram: @tjap_oficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *