‘É assim que caminhamos para o futuro’, destaca o governador Clécio, durante lançamento do novo Amapá Jovem, em Macapá

O governador Clécio Luís lançou no sábado, 13, o novo Amapá Jovem, que foi totalmente reformulado para ampliar os atendimentos do segmento nos 16 municípios. A reestruturação do programa é mais uma proposta do Plano de Governo cumprida em menos de um ano e meio de gestão. Com as novidades, serão garantidas mais oportunidades para a juventude local, alcançando os 16 municípios com políticas sociais e de capacitação para o mercado de trabalho.

“Renovamos o Amapá Jovem, agora são seis eixos que vão atender os estudantes, ampliamos as bolsas, que agora vão de R$ 250 a R$ 1,4 mil. O Amapá Jovem se consolida como um mundo de oportunidades para a juventude através do emprego, renda, cultura, esporte, lazer e educação, é assim que caminhamos para o futuro”, destacou o governador, Clécio Luís.

A nova proposta integra o Plano de Governo, que busca garantir o protagonismo, qualificação e capacitação dos beneficiários do programa. Além disso, o Amapá Jovem busca a inserção no mercado de trabalho e melhora da autoestima dos jovens amapaenses.

“Posso dizer que estou muito contente com a nova experiência do Amapá Jovem. Sabemos que jovens de todo o estado serão atendidos e isso é inclusão social”, declarou o senador Randolfe Rodrigues.

O novo programa garantirá mudanças no valor da bolsa paga, com ajustes que irão contemplar todas as novas seis modalidades. Além disso, a ampliação dos valores da bolsa paga foi de 270% para estudantes do ensino médio e universitários.

“Pensamos nos diversos segmentos que os jovens se encontram seja na escola, universidade, empreendimento e também naquele que quer estar na cultura. Nesse Dia do Jovem, estamos entregando este presente para a nossa juventude, com o lançamento desse grande programa”, enfatizou a secretária de Políticas para Juventude, Priscila Magno.

O novo Amapá Jovem busca envolver jovens inseridos nas diversas realidades sociais e econômicas. A proposta é garantir uma política social e de transferência de renda transversal, com atendimento de públicos distintos, como juventude do campo e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

Programa Novo Amapá Jovem

O programa, que passou por uma reformulação do Governo do Estado, aprovada pela Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), em 2023, tem o objetivo de promover a inclusão social e econômica de jovens vulneráveis, entre 15 e 29 anos.

A estratégia envolve o acesso à educação, capacitação profissional e oportunidades no mercado de trabalho, buscando reduzir o desemprego, favorecer a reintegração social e fortalecer o bem-estar mental dos participantes.

Dentro do Novo Amapá Jovem, existem seis eixos, são eles:

Amapá Jovem na Escola
Amapá Jovem Universitário
Amapá Jovem no Campo
Amapá Jovem Estagiário
Amapá Jovem Cidadão
Amapá Jovem Protagonista

Texto: Weverton Façanha
Foto: Márcia do Carmo/GEA, Luhana Baddini/GEA e Aog Rocha/GEA
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *