Espiritismo e Cinema: Projeto com Cine Debate usa curta-metragem “Agora já foi” nas escolas para temas sensíveis e salvar vidas entre os jovens do Amapá

O Centro Espírita Frei Evangelista (CEFE) realizará, no dia 24 de setembro, das 16h30 às 18h, o Cine debate com o curta metragem “Agora Já Foi!”. O filme foi produzido Federação Espírita do Amapá (FEAP) e faz parte do projeto “Semeamar” e objetiva alertar os jovens para as consequências psicológicas, médicas e espirituais do aborto e do suicídio e com isso salvar vidas.

O Estado do Amapá tem o maior índice de aborto proporcionalmente no Brasil, entre os jovens. Detém quatro vezes a mais casos de suicídio, do que a média nacional. Esses tristes índices levaram a FEAP criar o projeto “Semeamar”.

O filme recebeu duas premiações, das quatro oferecidas no V Festival de Cinema Transcendental de Brasília, ocorrido dia 23 de maio de 2015. O curta foi agraciado com o prêmio de melhor direção e de melhor filme. Atualmente está inscrito em mais nove festivais de cinema nacional e três internacionais.

“Agora já foi” é um curta-metragem espírita produzido em linguagem jovem que trata do suicídio e do aborto. Ana, uma adolescente, vivencia uma gravidez inesperada junto com seu namorado Eduardo. A trama se desenrola entre o conflito de interromper a vida através do aborto, ou a permissão em receber o filho. Chegando a intencionar o suicídio, como forma de “resolver” a conflitiva.

O roteiro e direção é da jovem amapaense Manuela Oliveira, preparação de elenco de Thomé Azevedo, direção de produção Ana Vidigal e produção executiva de Felipe Menezes.

Foi apresentado à sociedade amapaense, em avant première no Cine Imperator, dia 06 de junho do ano de 2015 e 320 pessoas compareceram doando um quilo de alimento não perecível.

O filme também é exibido nas escolas de ensino médio para em seguida ser feito o cine-debate onde as consequências do aborto e suicídio são discutidas com os jovens alunos.

Em Macapá o projeto já foi apresentado em mais de vinte escolas e também já foi apresentado nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Pará, São Paulo, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Goiás e DF. No exterior Projeto foi apresentado em Portugal, Canadá, Angola, Austrália e Inglaterra.

Assessoria de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *