Festa de São Gonçalo abre o tradicional calendário festivo de Mazagão Velho, no AP

Por Gabriel Penha

Iniciou no domingo (6) e segue até a próxima quinta-feira 10, a tradicional Festa de São Gonçalo, na vila de Mazagão Velho, no Município de Mazagão, comunidade que fica a cerca de 70 quilômetros de Macapá. É a primeira festa do extenso calendário anual de festividades religiosas e culturais da região e é marcada por procissões organizadas pela comissão do santo e que precedem ladainhas na, quando as sinetas tocam para louvar e agradecer, na igreja Nossa Senhora da Assunção.

A exemplo de outras celebrações mazaganenses, a festa tem origem portuguesa e também é celebrada em diversos outros estados do Brasil. Chegou ao país no princípio do século 18. Mas em Mazagão Velho, a data em que começou a ser realizada é desconhecida pelos moradores. Feita sem qualquer tipo de ajuda oficial, a festividade é mantida através de donativos de moradores, bingos e da mensalidade paga pelos foliões.

O ponto alto é no dia 10 de janeiro. Nessa data, acontecem adoração, ladainha e procissão pela manhã e derrubada do mastro no fim da tarde. À noite, a programação é fechada com o Baile da Varrição.

Casamenteiro e protetor dos violeiros

São Gonçalo é um santo português com culto permitido pelo papa Júlio III em 24 de abril de 1551. Nascido em Tagilde no ano de 1187, estudou rudimentos com um devoto sacerdote. Depois, frequentou a escola arquiepiscopal em Braga. Após ordenado sacerdote, foi nomeado pároco de São Paio de Vizela. foi a Roma e Jerusalém.

No regresso, São Gonçalo passou por um período de busca interior e encontrou na experiência popular a maneira de converter pecadores. Conta-se que São Gonçalo para reabilitar as prostitutas, vestia-se de mulher e dançava e cantava com elas a noite toda. Ele entendia que as mulheres que participassem dessas danças aos sábados não cairiam em tentação no domingo. Acreditava ainda, que com o tempo se converteriam e se casariam.

Segundo se conta, São Gonçalo pregou e operou milagres por todo o norte de Portugal. Sobre o rio Tâmega construiu uma ponte. São Gonçalo morreu no dia 10 de janeiro de 1259 em Amarante, no Douro, à margem direita do rio Tâmega, em Portugal. Após sua morte, passou a ser protetor dos violeiros, remédio contra as enchentes, além de casamenteiro. Ele foi canonizado em 1561. O rei de Portugal D. João III, um grande devoto, foi um dos primeiros a empenhar-se para a beatificação de São Gonçalo em Roma. Em Portugal a sua festa é realizada em Amarante, no dia 7 de junho e dedicam-lhe uma semana de festejos, com procissões, bandas de música e folguedos populares.

Programação completa – Festa de São Gonçalo 2019

Dia 10 de janeiro (quinta-feira):

8h30 – Salve Rainha;

9h30 – Lanche e Leilão;

12h30 – Almoço a todos os convidados;

17h30 – Derrubada do Mastro;

18h30 – Ladainha;

21h – Baile da Varrição com o Som Águia Digital.

Juízes da Festa:

Joaquina Jacarandá
Anderson Tiago Jacarandá

Juízes do Mastro:
Andreo Miranda
Maria Izabel Miranda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *