Fotógrafo Paulo Gil faz uso da Tribuna da Câmara de Vereadores de Macapá e fala sobre Dia da Fotografia

Na sessão ordinária desta quinta-feira, 23 de agosto, o fotógrafo Paulo Gil fez uso da tribuna da Câmara de Vereadores para explanar sobre a história da fotografia e as contribuições que os fotógrafos amapaenses trouxeram para manter viva a memória e a história do estado.

A autoria do requerimento é do vereador Claudiomar Rosa (AVANTE). “O dia 19 de agosto é marcado por um evento muito importante: o Dia Mundial da Fotografia. Internacionalmente, ele é conhecido como World Photography Day. Por isso é uma data tão especial. É o meu dia! O dia em que nos reconhecemos dentro de um espaço histórico, onde encontramos nosso! É a oportunidade perfeita para homenagear a fotografia e os fotógrafos espalhados por todo o mundo”, disse Paulo Gil.

O Dia Municipal do Fotógrafo e da Fotografia, instituída pela Lei n. 2.411/2020 de 19.10 do mesmo ano, trata da valorização no contexto artístico-cultural dos profissionais que, dedicando seu tempo e talento na arte da imagem, contaram e contam a história de nossa sociedade.

“Fotografia é pra vida toda! Imagina se nada disso tivesse acontecido? O que seria da fotografia profissional? O que seria do nosso trabalho?”, conta o fotógrafo amapaense.

Paulo Gil desenvolve desde os 15 anos um trabalho no segmento da fotografia. Fez exposições fotográficas em São Paulo, Fortaleza, Belo Horizonte, Belém e aqui no Amapá. Idealizador do coletivo Fotoclube de Macapá, Imagens da Amazônia e Exposições homônimas , “Nós e os Nús I a IV”, Trivisão. Dramaturgo premiado no XIV FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO em Betim (MG). Escreveu, produziu e dirigiu “O Vampiro do Ver-o-Peso” e adaptou “Um Vampiro no Meio do Mundo”, “Cânticos de Antares” e “Crônicas Urbanas”.

Ao relembrar importantes momentos da sua brilhante carreira, Paulo Gil relata emocionado da experiência em fotografar importantes figuras públicas: “Nesse mundo de grandes desafios e descobertas que a produção fotográfica ofereceu, tive o prazer de conhecer e fotografar o metalúrgico e hoje Presidente Lula, Cantores nacionais e internacionais, entre várias celebridades”.

O Vereador Claudiomar Rosa conta que a fotografia é uma dos segmentos das artes visuais que mais lhe encanta. “Paulo Gil representa uma parte importante história da fotografia amapaense. Como arte educador, a fotografia sempre me encheu os olhos, sempre me encantou. A gente se comprometeu em fazer um requerimento para que os nossos fotógrafos tenham um espaço específico para a exposição das nossas fotografias. O nosso mandato está à disposição”, concluiu Claudiomar.

Assessoria de comunicação do Vereador Claudiomar Rosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *