Hoje é o Dia do Economista

Como todos que nos acompanham sabem: este site possui a sessão “Datas Curiosas”, onde escrevemos sobre dias comemorativos inusitados, engraçados e em homenagem a pessoas e situações. E, além disso, sempre achei que esse reconhecimento aos profissionais nas mais diversas áreas de atuação, é importante. Pois bem, hoje, 13 de agosto, é o Dia do Economista.

O conceito diz: economista é o profissional que compreende a forma como as sociedades usam seus recursos materiais, visando produzir e distribuir bens e serviços. Na prática, o economista é  multifuncional, pois atua tanto em bancos e setores financeiros, como também em ramos da área comercial, administrativa e internacional.

O profissional que deseja atuar como economista deve concluir o curso de ensino superior em Economia, também conhecido como Ciências Econômicas, para estar apto a entrar no mercado de trabalho. O curso de bacharelado tem a duração de quatro anos e pode ser feito na modalidade presencial ou à distância – sistema reconhecido pelo MEC.

Claro que temos exemplos bem ruins ao longo da história recente do Brasil, como Zélia Cardoso de Mello (a confiscadora) e Paulo Guedes (esse é ainda pior, cruzes!), mas seguimos sobrevivendo às almas sebosas.

Origem do Dia do Economista

O Dia do Economista é comemorado em 13 de agosto porque foi nessa data que o ex-presidente Getúlio Vargas sancionou a Lei nº 1.411, de 13 de agosto de 1951, que oficializava a criação da profissão de economista no Brasil.

Da esquerda para a direita: eu com Sandrinho; com o Charles e a querida Cláudia, com quem preciso fazer uma foto.

Não tenho muitos amigos economistas. Mas sim três grandes e bons companheiros nessa jornada da vida. Um deles é o Sandro Santos, o “Sandrinho”, brother querido das antigas, que hoje em dia exerce função de assessor parlamentar. E o casal que – nada mais, nada menos – são dois dos maiores profissionais quando o assunto é economia no Amapá, professores Charles Chelala e Cláudia Chelala (precisamos de uma foto juntos, Cláudia). Ela Doutora e ele Mestre  (e um dos chefes mais legais que já tive).

Em nome dos três, rendo homenagens aos profissionais, essenciais para a nossa sociedade. Parabéns, economistas! É isso.

Elton Tavares, com informações do site Calendarr Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *