Hoje é o Dia do Revisor (meu agradecimento aos amigos que melhoram meus textos)

Hoje é o Dia do Revisor e Dia do Diagramador. Pesquisei bastante, mas não encontrei o motivo da data ser comemorada em 28 de março no Brasil. Porém, gostei de saber que existe um dia dedicado a esse fundamental profissional que lê textos à procura de possíveis deslizes do autor, atuando como fiscal da língua. É ele que atenta à ortografia, à sintaxe, à pontuação e à coerência, apontando o que deve ser ajustado aos padrões gramaticais. Um dos pioneiros na profissão de revisor foi o escritor brasileiro Machado de Assis.

Segundo o Decreto-Lei nº 972, de 17 de outubro de 1969, que regulamenta a profissão de jornalista, uma das funções que pode desempenhar é a de revisor. Ele é um profissional paciente, atento e que domina o português (ou seja lá a língua/idioma escrito ao qual corrige falhas textuais de outras pessoas). Sem curso superior específico, a função de revisor é normalmente desempenhada por quem é formado em Comunicação Social ou Letras, podendo trabalhar em uma redação de jornal ou revista, editoras de livros e em empresas de tradução.

“Define-se a revisão de texto como as interferências no texto visando à sua melhoria. Essas mudanças podem atingir palavras, frases ou parágrafos e ocorrem por cortes, inclusões, inversões ou deslocamentos. A pessoa encarregada dessa tarefa é chamada de revisor de textos, cujo papel é verificar, com o editor da matéria, orientador ou coautores, se há erros de ortografia, se a matéria está corretamente direcionada aos fatos citados, entre outros. Tratando-se de um processo de autorrevisão, as mudanças são feitas pelo próprio autor sem a ajuda de colega ou do revisor” – Wikipédia.

Apesar dos corretores ortográficos instalados em computadores, o revisor é essencial para qualquer redação jornalística. É ele que lê e relê os textos à procura de palavras e frases escritas de maneira inadequada.

Tenho muitos amigos que são excelentes revisores. Eles são a rede de proteção dos equilibristas redatores.

Mas hoje agradeço de todo o coração os meus revisores favoritos, que me ajudam na correção de textos do trabalho e para este site. São eles: Marcelle Nunes, Gilvana Santos e Jaci Rocha. Também sou grato às amigas Rita Torrinha, Patrícia Andrade e Denise Muniz , que já deram essa força, além do saudoso Tãgaha Luz (in memorian), o meu principal revisor por muitos anos, mestre de redação e amigo pra sempre.

Obrigado a todos vocês por melhorarem o meu texto, muitas vezes cheio de erros de digitação, concordância ou simplesmente deixá-lo mais “suave”. Grato mesmo. Valeu, queridos!

Elton Tavares

* Fontes: Calendar Brasil, Wikipédia e O Dia da História.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *