Hoje é o Domingo do Divino Espírito e rola Marabaixo no Laguinho

Por Mariléia Maciel

Hoje é o Domingo do Divino Espírito celebrado por várias religiões, é bíblico. No catolicismo coincide com o Domingo de Petencostes, 50 dias após a ressurreição. O divino é elemento de consagração na cultura do marabaixo, que é fundamentada no calendário católico. Só o Laguinho festeja o Divino no ciclo do marabaixo.

Mas tbem é o Domingo da Murta da Santíssima Trindade , festejada no Laguinho e Favela.

Por isso teve a missa do Divino acompanhada pelos marabaixeiros do laguinho nas igrejas São Benedito e Jesus de Nazaré.

Agora a tarde, os 4 barracões, laguinho e Favela, abrem para começar a celebração para a Santíssima, azul e branco. A roda de marabaixo inicia às 17h, nos 4 barracões, com o cortejo da Murta da Santíssima, e vai até amanhã de manhã, quando os mastros da Santíssima são erguidos.

Foto: Mariléia Maciel

Mais sobre o Domingo do Divino Espírito

Neste domingo, a Igreja Católica faz memória ao grande acontecimento de Pentecostes. Cinquenta dias após a ressurreição, o Espírito Santo desce em forma de línguas de fogo sobre a comunidade apostólica reunida em oração. Celebrar Pentecostes é vivenciar o grande amor divino que se derrama sobre sua Igreja. O Espírito Santo é o afeto e a docilidade divina, manifestada na alegria das diferenças e diversidades. Por este espírito, todas as raças, culturas e tradições podem ser compreendidas, pois expressam uma linguagem nova; a linguagem do amor! Festejar o Espírito Santo é comemorar a diversidade de dons, serviços e ministério, que partem do coração divino para o bem e a para a felicidade comum. Na presença e companhia do Divino, não há medo, tristeza e nem receios, tudo se faz novo, com ardor e impulso! É a vida que se renova, que floresce, transbordando em sons, cores, aromas e sabores.

Foto: Mariléia Maciel

Viva o Divino Consolador! Viva a diversidade! Viva a vida renovada!

Professor Mestre Moisés Prazeres Bezerra

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *