Inclusão e Acessibilidade: Rádio Web do TJAP agora tem intérprete de Libras durante a transmissão

Nesta segunda-feira (5), a JudiciRádio, rádio Web do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), passa a contar com intérprete de libras durante suas transmissões. A iniciativa acontece em cumprimento à resolução nº 401/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre o desenvolvimento de ações de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência no âmbito do Poder Judiciário. O TJAP já possui intérpretes de libras nas transmissões das sessões de seus órgãos colegiados do Pleno, Secção Única, Câmara Única e Turma Recursal, bem como em eventos e solenidade, e agora expandiu para a Rádio, para promover a inclusão e um maior acesso à informação.

“Isso significa um respeito pelo direito linguístico da pessoa surda, que ela pode conhecer mais sobre as leis, ter mais informação e isso é de extrema importância. É mais um passo rumo à inclusão social que de fato nós queremos e que é uma luta nossa enquanto comunidade surda, intérprete de libras e, familiares e amigos de pessoas surdas”, ressaltou a intérprete de libras do TJAP, Iza Almeida, que foi umas foi estreantes desse novo formato, junto com a intérprete Jayanne Pontes.

A JudiciRádio foi inaugurada no dia 8 de março de 2023, com o intuito de aproximar o judiciário da sociedade amapaense. Ela conta com o Programa JudiciRádio Notícias, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, com apresentação dos jornalistas José Menezes e Ricardo Medeiros, que trazem notícias do judiciário, gerais e de utilidade pública.

“O Poder Judiciário Amapaense não mede esforços para abranger e promover a inclusão em todas as unidades e, principalmente, para se aproximar e atender as demandas dos nossos jurisdicionados. Por isso, idealizamos a JudiRádio: para aprimorar ainda mais essa aproximação com o cidadão”, defendeu o desembargador-presidente Adão Carvalho.

“Por meio da rádio web, informamos os serviços e ações não somente do TJAP, mas de outras entidades, como utilidade pública e serviços relevantes para o cidadão”, acrescentou o magistrado.

“Como parte desse empenho para que todos tenham pleno acesso à informação, colocamos também intérprete de Libras na programação, para que possa contemplar todos os nossos públicos”, detalhou o presidente do TJAP, desembargador Adão Carvalho.

A programação da JudiciRádio pode ser acompanhada pelo canal oficial do TJAP no YouTube, (Clique aqui para acessar) ou pelo site https://www.judiciradio.com.br/.

– Macapá, 5 de fevereiro de 2024 –

Secretaria de Comunicação do TJAP
Texto: Rafaelli Marques
Fotos: Sérgio Silva
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *