KID A: 15 anos do álbum

download

Kid A é o quarto álbum do Radiohead. O disco foi lançado no dia 02 outubro de 2000 e marcou um momento memorável, não só na carreira do grupo, mas também na historia da música. A Banda trocou o seu som tradicional carregado de guitarras por uma linha melódica mais informatizada, era como uma nova ordem digital na banda..

O álbum foi considerado por muitos como o mais esperado desde o In Utero do Nirvana, mas quando foi lançado veio carregando uma estranha surpresa. Não se ouvia nada parecido com os hits Paranoid Android ou Karma Police, na verdade, o que se ouvia era uma quase total ausência de praticamente qualquer guitarra ou bateria em todo o disco.

15 anos depois de seu lançamento, Kid A é considerado uma obra-prima pós-moderna e o primeiro grande passo musical para frente no século 21.tumblr_n56wf7HgO71qjo6cpo1_500

No disco há músicas com vozes ilegíveis e estranhamente pulsantes que se esforçam para ser ouvidas mal se distinguem das linhas de sintetizadores. As letras expressam um desejo de uma sociedade melhor, além de um sentimento comum de solidão, mesmo quando se está cercados de pessoas.

Em “How to Disappear Completely”, por exemplo, há um certo sentido de negação, uma tentativa de chegar a um acordo. Uma viola acústica assombrosa, Thom Yorke não canta, ele sussurra. “Eu não estou aqui, isso não está acontecendo”.

tumblr_nlqv4tV3Ny1sc3l9jo2_1280Por outro lado, “Idioteque” é uma obra-prima eletrônica deslumbrante, fala sobre uma catástrofe iminente, mudanças climáticas. “A Era do Gelo está vindo” Tom Yorke grita em pânico.

Kia A é um disco tão político quanto pessoal, pode mudar de contexto dependendo da forma que você ouve. Mas essa também é uma das características da boa música. Ela abre espaço para múltiplos significados possíveis.

Em última análise, o álbum é uma perspectiva do tempo, mais precisamente na virada do milênio. Mas 15 anos não foram o suficiente para afastar esses temas. Ainda estamos inertes na nossa responsabilidade com relação a mudança climática e aquela sensação de mal-estar social em relação ao cenário de desigualdades ainda permanece.tumblr_static_radiohead__1_

Artistas como os que formam o Radiohead são capazes de ditar tendências, mas às vezes, somente às vezes, como foi o caso do Kid A, eles podem também capturar a essência do nosso tempo com nitidez, sutileza, emoção e beleza.

André Mont’Alverne

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *