Membros do MP-AP participam da programação de abertura da campanha “Orgulho de Ser Amapá”

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Ivana Cei, e o promotor de Justiça Iaci Pelaes participaram na noite desta sexta-feira (10), no Mercado Central de Macapá, da abertura da campanha “Orgulho de Ser Amapá”, em alusão aos 78 anos de criação do Território Federal do Amapá e de 68 anos de inauguração do próprio mercado. A iniciativa é do mandato do senador Randolfe Rodrigues, em parceria com a Prefeitura de Macapá (PMM), Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) e Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (Tjap), para resgatar o amor do amapaense pelas coisas da terra, sua história, cultura, pessoas e monumentos.

Neste primeiro dia de programação ocorreu o lançamento e noite de autógrafos do box de livros: “Amapá: História, Imagens e Mitos”, impresso pelo Conselho Editorial do Senado Federal. O trabalho consiste numa caixa com 5 obras de autores amapaenses: Os Selos Postais da República do Cunani (Wolfgang Baldus); Amapá à francesa (Pauliany Barreiros Cardoso); Mitos e Lendas do Amapá (Joseli Dias); Um Cais que Abriga Histórias de Vida (Verônica Xavier); e Histórias de Oiapoque (Sonia Zaghetto).

O senador Randolfe fez uma breve contextualização histórica e destacou a importância das obras lançadas para valorização da história e cultura amapaense. O parlamentar falou também sobre a programação de segunda-feira, quando será plantada uma cápsula do tempo, na frente do Mercado Central, e seu significado.

O encontro contou com a participação do diretor-presidente do Instituto Municipal de Turismo (Macapatur), Benício Pontes; dos deputados estaduais: Cristina Almeida, Edna Auzier, Paulo Lemos e Victor Amoras; escritores, músicos e público em geral. No espaço, apresentações artísticas e culturais e, também, foram abertas para visitação exposições de fotos históricas.

“Parabenizo a todos os envolvidos nessa importante iniciativa de resgate histórico e valorização da memória do Estado do Amapá. Isso nos fortalece, nos dá identidade”, manifestou Ivana Cei.

13 de Setembro

O segundo dia de atividades será na segunda-feira (13), data dos 78 anos de fundação do Território Federal. A programação inicia com Alvorada no Mercado Central, com a banda da Guarda Municipal, plantação do pé de Amapazeiro e de uma cápsula do tempo com os sonhos de crianças amapaenses. Haverá ainda o anúncio, pelas autoridades, da segunda fase de revitalização do Mercado Central.

Em seguida, na Assembleia Legislativa do Amapá, acontecerá sessão solene, com a participação da Orquestra Florescer, Batuque Raízes do Cunani e a entrega das Medalhas Notável Edificador do Amapá a 14 personalidades amapaenses, além da presença de 24 amapaenses ilustres que serão homenageados ocupando as cadeiras do parlamento estadual.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Gilvana Santos
*Com informações da Ascom do mandato do senador Randolfe
Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *