MP-AP 30 anos: Ministério Público do Amapá homenageia agentes públicos, membros e servidores que contribuíram nas três décadas de atuação

O Ministério Público do Amapá (MP-AP) homenageou, na sexta-feira (26), na Procuradoria-Geral de Justiça – Promotor Haroldo Franco, autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de membros e servidores do MP-AP com honrarias pela contribuição dos mesmos com o órgão nestas três décadas de atuação em prol da sociedade amapaense ou relevantes serviços prestados à Instituição e ao Estado. O evento faz parte da comemoração dos 30 anos de implantação do MP-AP, com transmissão pelo Canal do órgão ministerial na plataforma Youtube.

Ao todo são 23 homenageados. Grão-Colar, medalha Grã-Cruz, Grau Oficial do Mérito e Medalha foram as comendas entregues na solenidade. A cerimônia contou com a presença do Colégio de Procuradores de Justiça do MP-AP, composto pela presidente do Colegiado, Ivana Cei; Clara Banha; Jair José Quintas (corregedor-geral da instituição); Judith Teles; Nicolau Crispino; Joel Chagas; Estela Sá e Maricélia Campelo.

Também presentes, o chefe de Gabinete da PGJ e secretário-geral do órgão ministerial, promotor de Justiça Alexandre Monteiro; o presidente da Associação dos Membros do MP-AP, José Cantuária Barreto; os promotores de Justiça Marcelo Moreira, Miguel Angel e Roberto da Silva Alvares.

Dispositivo de Honra

Na abertura da solenidade, compuseram o dispositivo de honra a procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell – que acompanhou virtualmente; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, desembargador Rommel Araújo; o senador da República pelo Amapá, Davi Alcolumbre, que participou virtualmente; o senador da República pelo Amapá, Lucas Barreto; a deputada Federal pelo Amapá e coordenadora da bancada Federal, Aline Gurgel; o subprocurador-geral adjunto da Procuradoria do Estado, Diego Bonilla, que representou o governador do Amapá, Waldez Góes.

Concessão da Ordem do Mérito Grão Colar

Foram condecorados com o Grão-Colar do Mérito do MP-AP: a PGJ do MP-AP e presidente do CNPG, Ivana Cei; o ministro do STJ Mauro Campbell e o senador Davi Alcolumbre, que receberam a honraria virtualmente; a procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre, Rita de Cássia Lima; o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Amapá, Douglas Evangelista, representado pela filha, Eduarda Evangelista; o senador Lucas Barreto; a deputada Federal pelo Amapá e coordenadora da Bancada, Aline Gurgel; deputada Federal pelo Amapá, Marcivânia Flexa; ex-senador do Amapá, João Alberto Capiberibe; e ex-deputado Federal, Gionilson Borges.

Concessão da medalha Grã-Cruz

Receberam a medalha Grã-Cruz do Mérito do Ministério Público do Estado do Amapá os promotores de Justiça, André Araújo e Wueber Penafort, pela atuação na saúde durante a pandemia.

Concessão do Grau Oficial do Mérito

Foram honrados com o Grau Oficial do Mérito os servidores do Setor de Saúde Ocupacional da procuradoria-Geral de Justiça do MP-AP: José Vilas Boas; Ricardo Barbosa e Carla Pena, também pela atuação na pandemia.

Medalha dos 30 anos do MP

Recebeu a medalha dos 30 anos do MP o senhor Sérgio Barcelos, filho do ex-governador do Estado do Amapá Aníbal Barcellos, “In Memorian”.

Placas de Homenagem

Foram condecorados: o almirante de Esquadra Alípio Rodrigues da Silva, representando pelo capitão de Fragata Carlos de Souza Júnior; e o general de Brigada Adilson Quint, que acompanhou de forma remota, recebeu simbolicamente.

Homenageados ausentes que receberão a honraria

Homenageados ausentes que receberão a honraria posteriormente: o procurador-geral de Justiça do MP-AP, pró-tempore, Romualdo Covre (grão-Colar do Mérito do Ministério Público); deputado Federal André Abdon (grão-Colar do Mérito do Ministério Público); promotora de Justiça Fábia Nilci (medalha Grã-Cruz); e o general de Divisão Luiz Gonzaga Viana Filho (Placa de Homenagem).

Pronunciamentos

O ministro Mauro Campbell falou em nome dos condecorados. “Sei o que é ser um membro do MP na Amazônia brasileira e todas as dificuldades de exercer as funções para a melhoria do povo. Receber essa honraria do MP-AP é marcante para o STJ e para a minha vida profissional, bem como para todos aqui homenageados pelo Ministério Público amapaense. Em nome de todos os agraciados, nossa gratidão e compromisso público de fazer honrar essa condecoração a que nos foi conferida. Muito obrigado”, frisou o ministro.

Na ocasião, a PGJ do MP-AP ressaltou a importância do reconhecimento: “Jamais poderemos deixar de aplaudir a todos que contribuíram com a nossa história de lutas e vitórias. Essa união de forças para garantir avanços, evitar retrocessos ajudando o MP-AP nas mais diversas causas. Cada um dos agraciados é um importante interlocutor parceiro, pois possuem muita entrega, muito trabalho em favor da população. Cada um de vocês é um essencial vetor na nossa construção histórica. Nós sonhamos um MP-AP grande e forte e vocês nos ajudaram a chegar até aqui. Parabéns a todos e muito obrigada”, pontuou Ivana Cei.

Ao final da solenidade, foi exibido um vídeo institucional com a história do MP-AP.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Elton Tavares
Foto: Fabiano Menezes
Contato: (96)3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *