MP-AP participa de cerimônia de inauguração oficial do Hospital Universitário

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Ivana Cei, acompanhada do titular da Promotoria de Defesa da Saúde (PJDS), promotor de Justiça Wueber Penafort, participou, na sexta-feira (2), da inauguração oficial do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Amapá (Unifap), realizada no auditório da instituição.

Na ocasião, o presidente e vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), general Oswaldo Pereira e Antonio César Alves Rocha, respectivamente, descerraram as placas, ao lado do reitor da Universidade, Júlio Sá, e deputados e senadores que ajudaram na viabilização do hospital, por meio de emendas parlamentares.

A unidade de saúde funcionará com 212 leitos hospitalares, sendo 148 gerais e 64 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Com oferta de serviços de média e alta complexidade, os atendimentos serão realizados a partir do encaminhamento de outras instituições de saúde.

A direção da Ebserh, superintendência da Unidade, parlamentares, empregados e estudantes realizaram pronunciamentos na cerimônia. Superintendente do HU, Aljerry Rego, agradeceu e parabenizou todos os articuladores pela inauguração oficial do Hospital Universitário.

“É uma unidade 100% SUS [Sistema Único de Saúde] e trará qualidade de primeira ordem para Macapá e aqui será desenvolvido um trabalho que fará muito bem para a sociedade. Faço minha homenagem à Bancada Parlamentar que investiu recursos, somado com a estrutura do Ministério da Educação, que vai manter o Hospital. Acredito que, em menos de dois anos, teremos 1.829 profissionais trabalhando no HU. É um momento muito importante e esperado”, manifestou o general Oswaldo Pereira, que ressaltou que este é o 47° Hospital inaugurado pela rede Ebserh.

“Essa é uma das maiores conquistas do povo do Amapá. Fruto de muito esforço, muita articulação e muita união junto à Bancada Federal, governo Federal, Ebserh e Unifap, que foi determinante, e o Governo do Estado. A união e a parceria, o empenho e engajamento de todos os segmentos são decisivos na hora de construir e entregar um serviço que beneficie toda a sociedade amapaense. Agradeço a todos a bancada Federal. É muito importante essa conquista”, disse o governador Waldez Góes.

Ivana Cei parabenizou o superintendente do HU e o reitor da Unifap, bem como os demais responsáveis pelo funcionamento da casa de saúde. A PGJ garantiu que o MP-AP fará seu papel institucional de acompanhamento, fiscalização e no apoio ao Hospital, que será essencial para a melhoria da saúde no Amapá.

“O Hospital Universitário é uma conquista para o povo do Amapá e vai melhorar muito o atendimento para a população de Macapá e dos pacientes que virão dos municípios. O HU é uma das melhores coisas que aconteceu ao Estado. Parabenizo a todos os envolvidos, em nome do presidente, general Oswaldo Pereira, do superintendente e reitor da Unifap. Fico feliz por termos unido forças e contribuído para essa vitória da saúde amapaense”, frisou a PGJ Ivana Cei.

Memória da atuação do MP-AP para a implantação do HU

Em novembro de 2019, várias instituições Federais e Estaduais, dentre elas o Ministério Público do Amapá (MP-AP), uniram forças para agilizar a execução das fases necessárias para o efetivo funcionamento do Hospital Universitário da Unifap. Todo o processo de implantação foi conduzido pela Unifap, com apoio da Bancada Federal do Estado e a colaboração da Ebserh, atual vinculada ao Ministério da Educação (MEC), bem como das Secretarias de Saúde do Estado (Sesa) e Município (Semsa).

Na época, cumprindo agenda em Brasília (DF), a procuradora-geral de Justiça do MP-AP reuniu com o presidente da Rede Ebserh, general Oswaldo Ferreira, quando recebeu informações sobre o andamento das obras e deu publicidade sobre não haver modificação no perfil assistencial do HU-Unifap.

Após sua intervenção, a PGJ do MP-AP foi oficiada pelo presidente da Rede Ebserh, que reafirmou o estabelecimento das fases do projeto. E, após a Unifap cumprir todas as etapas e as condicionantes seria formalizado o Contrato de Gestão Especial, o que possibilitou que o HU fosse essencial no salvamento de vidas durante a crise pandêmica.

Sobre a Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) responsável pela gestão de 41 hospitais universitários federais, incluindo o HU-Unifap.

Autoridades presentes

Participaram do evento o governador do Amapá, Waldez Góes, o governador eleito, Clécio Luis, e a coordenadora da Bancada Parlamentar Federal do Amapá, deputada Aline Gurgel, e deputados federais.

Também presentes: general do Norte, Sérgio Costa Neves; o comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, Albim Gobert Damasceno; os senadores Lucas Barreto e Randolfe Rodrigues; o secretário de Estado da Saúde, Juan Mendes; o suplente Josiel Alcolumbre, que representou o senador Davi Alcolumbre; o chefe do Gabinete Militar do MP-AP, coronel Alessandro Vaz; equipe técnica da Universidade Federal do Amapá; os secretários de Estado e do Município; médicos, profissionais da saúde, acadêmicos do curso de Medicina da Unifap, imprensa e sociedade civil.

Serviço:
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Texto: Luiz Felype Santos e Elton Tavares
*Contribuíram os fotógrafos: Márcio Pinheiro e Lee Amil
Coordenação Núcleo de Imprensa – Elton Tavares
Gerente de Comunicação – Gilvana Santos
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *