MP-AP realiza visita institucional no Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues

O Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da Coordenação-Geral dos Centros de Apoio Operacional (CGCAO) e do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAO-IJ), realizou, na quarta-feira (18), visita institucional no Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues (CERNDR), com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre a realidade daquela instituição pública que atende alunos com deficiência intelectual e com transtorno do espectro autista.

A visita marca o começo das tratativas interinstitucionais, necessárias à inserção da “Ação Criança 2021” nas atividades escolares planejadas para a semana da criança do CERNDR. O evento “Ação Criança” é realizado anualmente pelo CAO-IJ, com o objetivo de abordar, de maneira lúdica e contextualizada, temas relevantes para a garantia dos direitos da criança e do adolescente, em 2020, em decorrência da pandemia de covid-19, precisou ser suspenso, tendo iniciado as discussões sobre a retomada em 2021.

Na ocasião, os membros e servidores do MP-AP foram recebidos pela diretora da instituição, professora Nilzete Mendes Costa, e pela servidora, Rubenita Teles, que relataram brevemente as atividades desenvolvidas pelo CERNDR, assim como, elencaram as principais dificuldades enfrentadas pelo educandário e pelos pais ou responsáveis dos alunos atendidos.

“Ainda é desafiador pensar na retomada de ações e projetos de maneira presencial e que envolvam um público maior. Embora a atual situação nos imponha restrições e cuidados ligados aos protocolos de biossegurança, a agenda de garantia de direitos de nossas crianças e adolescentes não pode parar”, frisou o promotor de justiça e coordenador do CAO-IJ, Miguel Ferreira.

Para a coordenadora da CGCAO, é imprescindível a união de esforços para superar as dificuldades. “O momento em que vivemos demonstra, ainda mais, a importância da união de forças e o estabelecimento de parcerias internas e externas em prol de nossas crianças e adolescentes. A retomada da realização da “Ação Criança”, em uma edição voltada aos direitos de crianças e adolescentes com deficiência, assim como, de suas famílias, é algo extraordinário”, disse a procuradora de justiça e coordenadora da CGCAO, Judith Teles.

O Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues (CERNDR), é uma instituição vinculada ao sistema estadual de ensino, que oferece Atendimento Educacional Especializado (AEE), Atendimento Clínico e/ou Educacional (ACE), Atendimento Pedagógico e Salas Ambientes Temáticas (SATS), assim como, atendimento específico, visando as necessidades de cada educando, e formação continuada para professores e demais profissionais, prioritariamente da rede pública de ensino, que possuam alunos com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista, matriculados na rede regular de ensino.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: CAO-IJ
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *