Ouvidoria Inclusiva: titular da Ouvidoria da Mulher do TJAP visita Associação Casa Padre Luigi Brusadelli, em Santana

Com o propósito de acompanhar in loco a situação de pessoas que residem na Associação Casa Padre Luigi Brusadelli (ACPLB), em Santana, a titular da Ouvidoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), juíza Elayne Cantuária, visitou, na segunda-feira (22), a Casa de Acolhimento. Na oportunidade, a magistrada conversou com o administrador da instituição, Jocinaldo Borges, que acompanhou a visita. Também presente a servidora do TJAP, Carla Moraes. A iniciativa busca entender as demandas e necessidades específicas desse grupo vulnerável, para alinhar formas de apoiar a instituição. Ao todo, 51 idosos moram no local.

De acordo com a juíza Elayne Cantuária, ao identificar as demandas, o Poder Judiciário poderá trabalhar, conjuntamente com outras instituições, para auxiliar o abrigo. A magistrada visitou vários espaços do abrigo, como o consultório odontológico que atende seus residentes, cozinha, quartos, plantações, cozinha e sala de convivência. Também conversou com técnicos e residentes da casa. A iniciativa parte da “Ouvidoria Inclusiva”, desenvolvida pela unidade especializada do Poder Judiciário.

“Queremos esclarecer que na Ouvidoria do TJAP, o idoso possui agora mais um canal de atendimento e assim poderemos atuar conjuntamente com outras entidades e poderes para melhorar a qualidade de vida dessa parcela vulnerável da população, bem como a garantia de sua cidadania. Nosso papel, enquanto representantes da justiça, é assegurar que esses direitos sejam respeitados e que as condições delas sejam condizentes com a dignidade humana. Estamos à disposição para ajudar no que for possível”, afirmou a Juíza.

Ainda na oportunidade, a juíza entregou cartilhas informativas ao gestor da associação sobre ações da Ouvidoria da Mulher e como ter acesso aos serviços da unidade.

Sobre a Associação Casa Padre Luigi Brusadelli

A Casa Padre Luigi Brusadelli é uma instituição dedicada, há décadas, ao acolhimento e cuidado de idosos em situação de vulnerabilidade social. Com o compromisso de oferecer uma moradia segura, assistência médica e apoio emocional, a associação desempenha um papel crucial na promoção do bem-estar e na garantia dos direitos de seus residentes.

A instituição sem fins lucrativos foi fundada em 25 de abril de 1988, fica localizada na Avenida José de Anchieta, nº 445, na cidade de Santana (AP).

De acordo com o administrador, promover abrigo de longa permanência de acordo com a necessidade e desejo do acolhido, oferecendo os meios necessários para uma vida com dignidade, bem-estar pessoal e social, maior integração e autoestima, é a missão da ACPLB.

“Agradecemos a visita, atenção e disposição da ouvidora da Mulher do TJAP para com nosso abrigo. Isso reflete o comprometimento da magistrada não apenas com a aplicação da justiça, mas também com a promoção do respeito aos direitos humanos e a proteção daqueles que muitas vezes são mais suscetíveis às adversidades. Ficamos gratos pelo apoio”, comentou Jocinaldo Borges.

Conforme Jocinaldo Borges, as doações caíram 60% após a morte do padre Luigi Brusadelli, fundador do abrigo, que dá nome à casa de acolhimento. O religioso foi vítima da Covid-19, em maio de 2021.

Saiba como doar/ajudar

Além de doações presenciais de leite, alimentos não perecíveis, material de higiene pessoal e de limpeza doméstica, as pessoas podem ajudar o abrigo financeiramente.

Para quem quiser fazer doações, basta entrar em contato pelo número (96) 98414-9251/98116-8128.

A Casa Padre Luigi Brusadelli aceita ainda ajuda via Pix, basta digitar a chave 35.014.202/0001-77 (CNPJ) ou transferência pelos seguintes dados: Banco Bradesco agência – 0990 / Conta Corrente 31.015-8.

– Macapá, 23 de janeiro de 2024 –

Secretaria de Comunicação Social do TJAP
Texto: Elton Tavares
Fotos: Flávio Lacerda
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *