Procuradora-geral de Justiça do MP-AP participa de posse do novo desembargador do Tjap

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Ivana Cei, participou na segunda-feira (2), no Plenário do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), da posse do novo desembargador, o magistrado Mário Maruzek. O juiz foi escolhido para o desembargo, pelo critério de antiguidade, em sessão administrativa realizada na última quarta-feira (28) e assume o cargo em virtude da aposentadoria voluntária da desembargadora Sueli Pini.

Na solenidade, o presidente do Tjap, desembargador Rommel Araújo, deu boas vindas, parabenizou e fez a entrega da toga ao empossado. O vice-presidente do Tribunal, desembargador Gilberto Pinheiro, entregou o colar do mérito ao novo desembargador e em seguida, a leitura do currículo de Mário Maruzek foi feita pelo desembargador Carmo Antônio, que pontuou os relevantes serviços do mesmo como juiz de Direito com “espírito resoluto, conselheiro, sábio…”, entre outras qualidades listadas.

“Essa é a vitória de uma pessoa que veio de uma família humilde e uma esperança para todos que pensam em trilhar uma carreira jurídica. Nesta estrada de 30 anos que percorremos, muito temos a nos orgulhar. Olhar para o passado somente para não cometermos erros. Cada vez que ouço um juramento de um magistrado renovo minha fé e forças para trabalhar no muito que temos a fazer pela sociedade amapaense. Parabéns ao desembargador Mário Maruzek. Seja bem-vindo a esta Corte”, frisou o presidente do Tjap.

Após falar um pouco sobre sua trajetória de 30 anos como magistrado, o novo desembargador fez agradecimentos e reafirmou seu compromisso para com a Justiça do Amapá e do Brasil.

Por conta das normas de prevenção ao contágio da Covid-19, a solenidade ocorreu de forma híbrida, com número limitado de presentes e transmissão pelo aplicativo Zoom, Youtube e Facebook do Tjap. A partir de agora, a Corte do Tribunal de Justiça do Amapá é composta da seguinte forma: desembargadores Gilberto Pinheiro, Carmo Antônio, Agostino Silvério, Carlos Tork, João Lages, Rommel Araújo, Adão Carvalho e Mário Maruzek.

A PGJ do MP-AP desejou sucesso ao novo desembargador e falou sobre o desafio que o membro da Corte terá no cargo.

“Parabenizo o desembargador empossado, que já possui uma carreira brilhante como magistrado, e desejo ainda mais sucesso na Corte do Tjap. Nós do Ministério Público do Amapá estamos prontos para fortalecermos lutas comuns ombreados ao Judiciário, a fim de garantirmos que as conquistas reflitam na melhor prestação de serviço e atendimento à nossa sociedade. Todo o sucesso ao Doutor Mário Maruzek”, manifestou Ivana Cei.

Além da PGJ, participaram da posse a procuradora de Justiça Socorro Milhomen Moro e a promotora de Justiça Samile Alcolumbre.

Sobre o novo desembargador

Mário Maruzek nasceu no dia 01 de julho de 1951 em Guarani das Missões (RS). Fez o ensino superior na Faculdade de Direito de Santo Ângelo no RS. Sua carreira na advocacia começou na Comarca de Barrado Garças — Mato Grosso, onde ficou por 14 anos. O juiz Mario Mazurek foi Presidente da Ordem dos Advogados, Subseção de Barra do Garças MT, no biênio 1987/88 e foi aprovado no concurso para Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, tendo tomado posse no 5 de outubro de 1991.

Oriundo do primeiro concurso da magistratura, o então juiz Mário Mazurek trabalhou no interior do estado, seu trabalho na Comarca de Laranjal do Jari perdurou até maio de 1992. Depois veio para Macapá, onde exerceu a função de juiz auxiliar, assumiu, logo depois, a titularidade da 1ª Vara Criminal, sendo removido, a pedido, em 2003 para a 2ª Vara Cível e de Fazenda Pública da Comarca de Macapá. Atualmente o magistrado é titular do Gabinete Recursal 01, da Turma Recursal dos Juizados Especiais. O magistrado também foi Juiz Eleitoral na 2º Zona Eleitoral por dois períodos (2001 e 2007). Foi membro titular do Tribunal Regional Eleitoral e membro substituto por dois biênios (2016/17 e 2019/20).

Autoridades presentes

Estiveram presentes na posse, o governador do Amapá, Waldez Góes; o prefeito de Macapá, Antônio Furlan; o presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), deputado Kaká Barbosa; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AP), conselheiro Michel Houat; o senador Davi Alcolumbre; e o defensor-geral do Estado, Diogo Grunho.

Também compareceram o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AP), Auriney Brito; a vice-presidente para Assuntos Legislativos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juíza Elayne Cantuária; o vice governador Jayme Nunes; o presidente da Associação dos Magistrados do Amapá (AMAAP), juiz José Bonifácio. Prestigiaram, ainda, a Sessão Solene, de forma virtual, chefes e representantes de várias esferas de poder no Amapá e autoridades de fora do Estado.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Elton Tavares
Contato: (96)3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *