Projeto AtuAção pela Vida: MP-AP realiza Escuta Psicológica Itinerante no Complexo Cidadão Zona voltada para as Forças de Segurança Pública

A Escuta Psicológica Itinerante, do projeto “AtuAção pela Vida”, teve continuidade neste sábado (30), das 8h às 12h, no Complexo Cidadão Zona Norte do Ministério Público do Amapá (MP-AP) , localizado no bairro São Lázaro. A iniciativa é coordenada pela Promotoria de Defesa da Saúde, com o apoio da Procuradoria-Geral de Justiça do MP-AP, em parceria com o Ambulatório de Atenção à Crise Suicida da Universidade Federal do Amapá (Ambacs/Unifap), e tem como objetivo o cuidado permanente com a saúde mental e prevenção ao suicídio.  Desta vez, a ação foi voltada para membros das forças de segurança do Amapá.

A Escuta Itinerante possibilita a identificação de casos e sintomas que possam levar à ideação suicida ou à automutilação, para que seja feito um pré-diagnóstico e, caso necessário, o devido encaminhamento à rede de apoio. Os atendimentos foram realizados por 13 psicólogas, voluntários do projeto, em cinco salas do Complexo.

Segundo o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde do Ministério Público do Amapá (CAO/Saúde do MP-AP), promotor de Justiça Wueber Penafort, a atividade contou com  todos os cuidados de prevenção da Covid-19, que foram adotados de acordo com protocolos recomendados pelas autoridades de saúde pública, como uso obrigatório de máscara, distanciamento social e dispondo de álcool em gel para higienização das mãos.

Os atendimentos foram coordenados pela psicóloga Ana Maria Ferreira. “Nosso propósito hoje foi dar suporte psicológico aos profissionais da Segurança Pública, por conta das atividades que eles realizam e que gera estresse. Por essa razão, nos dispusemos a fazer este trabalho voluntário da escuta psicológica. De acordo com a observação de cada caso, poderemos fazer encaminhamentos para as redes de apoio”, pontuou a psicóloga.

Sobre o AtuAção pela Vida

O AtuAção pela Vida, iniciado em 2019, tem a campanha de conscientização que reforça a mensagem “Viver é sempre a melhor opção”, com o objetivo maior da prevenção ao suicídio. O projeto é executado por meio de três eixos: capacitações, escutas itinerantes e campanhas de sensibilização.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Elton Tavares e Addan Vieira
E-mail: [email protected]
Contato: (96) 3198-1616

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *