Projeto de Jornalismo Hiperlocal lança campanha para fomentar oficinas de formação no bairro Novo Horizonte em Macapá – Amapá

O Projeto de Jornalismo Hiperlocal Lupa NH, com base na Comunidade Novo Horizonte – Macapá (AP), tem como primeira fase a realização de uma série de oficinas formativas para estudantes da Escola Estadual Raimunda dos Santos Passos, no mesmo bairro. A ação tem como objetivo capacitar as frentes de coleta e criação de banco de dados úteis que possam subsidiar as demandas por serviços e políticas públicas necessárias neste, que é um dos bairros mais populosos da capital. Para isso, o projeto precisa da sua ajuda e lança a campanha de crowdfunding no Apoia-se.
https://apoia.se/lupanh

Nesta primeira fase da campanha, o objetivo é angariar recursos suficientes para dar suporte de alimentação, transporte e ajuda de custo aos envolvidos nas atividades de formação. Em resumo, garantimos o transporte, alimentação e ajuda de custo para quem vai oferecer essas oficinas, assim como alimentação para quem vai receber a formação, ou seja, os estudantes da escola em Macapá.

A formação já está sendo delineada e deve iniciar ainda no mês março, sendo um encontro por semana, durante 3 (três) meses. Participarão estudantes e docentes, tanto da Universidade Federal do Amapá (Unifap), na condição de formadores(as), e da Escola Estadual Raimunda dos Passos Santos, que sediará e trará o público a ser capacitado para a utilização do aplicativo, na ocasião da coleta de dados.

As ementas das oficinas dão conta dos temas: Produção de texto; Fotografia; Radiojornalismo; Telejornalismo; Webjornalismo; e Documentário. A participação dos alunos de Jornalismo da Unifap está condicionada à supervisão dos professores Alan Milhomem e Elisângela Andrade, pesquisadores colaboradores do projeto Lupa NH. Os(As) alunos(as) do ensino médio da Escola Raimunda dos Passos Santos, matriculados(as) na disciplina eletiva do projeto Lupa, terão oportunidade de produzir conteúdos a partir dos dados coletados e disponibilizados a partir do aplicativo.

“Além disso, eles vão produzir um documentário sobre todo esse processo do projeto Lupa na Escola, principalmente, com a coleta de dados para o aplicativo”, explica o professor Alan. “As oficinas também serão relacionadas aos conhecimentos das disciplinas de português, geografia e história, bem como com a temática transversal de Direitos Humanos que vamos abordar”, complementa a professora Elisângela.

O objetivo dessa ação de formação é colocar o aplicativo Lupa NH em utilização e em fase de testes. O aplicativo para dispositivos móveis está em versão 2.0, colocando as tecnologias de comunicação e informação nas mãos da comunidade, representando lugar de tomada de poder e decisão comunitária por meio de usos direcionados.

Tecnologia | O aplicativo, com base no sistema Android, busca estabelecer a configuração de um ambiente comunicacional e de deliberação para a formação de inteligência social hiperlocal, ou seja, empodera as comunidades a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias, de modo que possam levantar suas próprias pautas e produzirem comunicações mais condizentes com a realidade de suas vivências.

Atualmente estão disponíveis no aplicativo a possibilidade de marcar ocorrências relacionadas a questões de Iluminação Pública, Água Potável, Limpeza Urbana, Tratamento de Esgoto, Calçadas e Asfalto e Coleta de Lixo. Tudo isso utilizando um mapa interativo e recursos de geolocalização para identificação do local exato onde a ocorrência acontece.

Após o levantamento de dados, que ocorrerá em fase de coleta extensiva totalizando 20 dias, a cobrir o bairro por completo, espera-se poder tratá-los de forma jornalística para serem difundidos na imprensa local via rádio comunitária, centralmente.

Metas | A expectativa também é de que a antiga Rádio sediada na Escola possa voltar a funcionar. Sendo esta mais uma das fundamentais fases da campanha do projeto no Apoia-se. “A escola tem uma rádio, mas está sem funcionamento por falta de equipamentos desde 2021. Esta era a única rádio daquela região, e está instalada dentro da Escola”, observa a pesquisadora Elisângela.

Com as próximas etapas da campanha de crowdfunding, espera-se arrecadar mais valores para as atividades do segundo semestre, além de uma meta extra reequipar a rádio comunitária do bairro. Os apoiadores da campanha receberão uma newsletter para acompanhar as novidades a cada nova fase do projeto.

Sobre o projeto – O projeto Lupa NH tem coordenação do Professor Doutor Walter Teixeira Lima Junior, apoiado pelo CNPq, porém com liberação de apenas 1/4 da verba solicitada para sua execução. A iniciativa contempla duas soluções tecnológicas que se complementam e promovem um serviço necessário de criação de conteúdo informativo para uma determinada região alvo, neste caso o bairro Novo Horizonte. A primeira solução é constituída pelo aplicativo móvel para celular, que possibilita o cadastro de problemas de infraestrutura pública presentes no cotidiano do cidadão. No segundo, um portal de transparência, em que os dados cadastrados anteriormente, são estruturados e apresentados de forma gratuita para consulta. Ambas as soluções foram desenvolvidas a partir dos requisitos levantados pelo projeto através de entrevistas não-estruturadas, prototipagem e análise de cenários.

Para saber mais sobre o projeto Lupa NH, acesse o site http://lupa.tecccog.net/.

Assessoria de comunicação
Jéssica Souza – jornalista: 91 98847-4157
https://apoia.se/lupanh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *