Rede, Psol e MTST ingressam ação no STF para garantir assistência a pessoas em situação de rua

A Rede Sustentabilidade, em conjunto com o PSOL e o MTST (Movimento dos Trabalhadores sem Teto), ingressou, no domingo (22), uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) com pedido de medida cautelar no STF (Supremo Tribunal Federal) para garantir a assistência a pessoas em situação de rua durante o frio intenso em várias regiões do país.

A ação pede, entre outras questões, que os poderes executivos estaduais, municipais e distrital forneçam, em 48 horas, dados sobre a quantidade de pessoas em situação de rua, vagas em abrigo e capacidade para o fornecimento de alimentação.

Foto encontrada no site “Lorena”

Outro ponto apresentado é a necessidade imediata de destinação de vagas em escolas, estádios, ginásios, alojamentos galpões, prédios da administração pública e outros espaços públicos que possam abrigar pessoas afetadas pelo frio. Na falta desses, a ação pede o uso de vagas em redes hoteleiras com o ressarcimento pelos poderes executivos.

Além disso, é pedida a liberação e disponibilização imediata dos recursos do Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil para o atendimento às pessoas em situação de rua.

Para o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), essa é uma forma de garantir direitos fundamentais previstos na Constituição Federal e proteger pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Os direitos à saúde, à vida, à dignidade da pessoa humana e à moradia devem ser garantidos. Os poderes não podem se omitir diante dos impactos das baixas temperaturas no Brasil”, pontuou.

Assessoria de comunicação do senador Randolfe Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *