Sobre os 41 anos da morte de John Lennon completados hoje #LennonLivesOn

Hoje, 8 de dezembro, completam 41 anos que John Winston Lennon foi assassinado covardemente com cinco tiros, por Mark David Chapman, “fã” dos Beatles, lendária banda fundada por Lennon.

A polícia chegou minutos depois e levou John na própria viatura para o hospital. O assassino permaneceu no local com um livro nas mãos, “O Apanhador no Campo de Centeio” de J.D. Salinger. John morreu após perder cerca de 80% de seu sangue. O ano era 1980 e o ex-beatle tinha quarenta anos de idade.

John Lennon foi um músico, compositor e cantor brilhante e um ativista fervoroso. Um artista original, que fazia questão de expressar o que pensava e sentia, ainda que várias caísse em contradição ou criasse confusão com isso.

Além da trajetória com os Beatles, teve uma carreira solo consistente e recheada de sucessos inesquecíveis, como a canção “Imagine”. Sim, ele transformou suas alegrias e tristezas em música, de forma sublime.

Se estivesse vivo, John teria 81 anos e, com toda certeza, seria ainda maior do que é, e do que representa para todos que admiram ótimas ideias, belas músicas e atitude.

John Lennon foi um músico, compositor e cantor brilhante e um ativista fervoroso. Um artista original, que fazia questão de expressar o que pensava e sentia, ainda que várias vezes caísse em contradição ou criasse confusão com isso. O cara foi, além de talentosíssimo, muito polêmico.

Ele não foi o mais louco, o melhor guitarrista e nem o mais boa pinta, mas foi o maior de todos os rock stars. Lennon foi bem mais que um músico brilhante. Graças a um talento ímpar, ele conseguiu experimentar tudo o que sonhou até encontrar um tipo de alegria plena. Um cara genial, com um talento ímpar, que viveu como quis. Ele foi PHODA demais!

Em 14 de novembro de 2015, a banda Pearl Jam fez um show no Estádio do Morumbi, em São Paulo. Eu tava lá. O grupo americano homenageou, de uma só vez, os mortos nos atentados terroristas em Paris (FRA), ocorridos na noite anterior ao show, e John Lennon (o falecido Beatle completaria 75 anos em 2015). O Pearl Jam tocou “Imagine” e todos no estádio do Morumbi acenderam seus celulares, pois a luz da esperança nunca apaga. Foi emocionante e lindo!

Sim, o velho Lennon sabia das coisas. Certa vez ele disse:

Eu acredito em Deus, mas não como uma coisa única, um velho sentado no céu. Eu acredito que o que as pessoas chamam de Deus, está dentro de cada um de nós. Eu acredito que Jesus ou Maomé ou Buda e todos os outros estavam certos. Foi só a tradução que foi feita errada” – John Lennon.

Um relato para finalizar: certa vez, um colega jornalista (daqueles chegados num pagode, micaretas e afins) me perguntou por que sou “tão fã” de Lennon. Nem me dei ao trabalho, só disse: “Eu realmente preciso explicar?” (risos).

A vida é o que te acontece enquanto você está ocupado fazendo outros planos” – John Lennon

Fonte: Revistas, filmes, discos, livros, sites, amigos e minha imensa admiração por John Lennon.

Elton Tavares

  • 08 de Dezembro de 2021
    41 anos John Lennon levou um tiro. Impressionante eu estar cansado, com a vista embaçada de tanto tentar programar, digitando novamente pensamentos e relatos meus, mesmice sempre claro. Porém o fone no meu ouvido plugado ao notebook (bubble) tocando Ginger Baker, depois de tocado no volume máximo, o White Rabbit do Jeferson Airplane (nem preciso mais citar o foda-se com a ortografia, mas mesmice sempre mesmice: ortografia luta com a semântica, salve André Breton) pois bem, que som!!!! Que massa! pensei ser bateria, mas é jazz… kkkkkkkkkkkk como se eu soubesse jazz. Jazz? nem de polaina. Mas massa mesmo. Só conhecia Ginger Baker no the very best of the cream… Eric Clapton (dá uma raiva não lembrar se é com i ou p mudo, imagine gravar um método map do javascript[básico do básico dos meninos] que já era muito foda quando o map não existia e era necessário fazer um laço de repetição For, while etc). Para não perder o gancho: Hoje faz 41 anos que John lennon levou um tiro, ele aplicou Eric Clapiton (kkk) que trouxe Ginger, que formaram uma galera que estudavam, pensavam e anunciavam o fim dos Poetas!! Poeta não existe mais! Se é que um dia existiu! Existiu sim! E ainda pode existir sim algum, eu só não imagino como.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *