Atuação pela Vida: MP-AP e Ambacs iniciaram a Escuta Psicológica Itinerante pelo bairro Marabaixo

O Ministério Público do Amapá (MP-AP) em parceria com o Ambulatório de Atenção à Crise Suicida da Universidade Federal do Amapá (Ambacs/Unifap) retomaram neste sábado (11), a Escuta Psicológica Itinerante, atividade do projeto “Atuação pela Vida”, realizada no bairro Marabaixo, zona leste de Macapá. A iniciativa que visa levar à população cuidados com a saúde mental é coordenada pela Promotoria de Defesa da Saúde, e conta com o apoio da Prefeitura de Municipal de Macapá (PMM) disponibilizando as Unidades Básica de Saúde (UBSs) para atendimento do público.

A promotora da Saúde, Fábia Nilci, e o coordenador do Ambacs, Washington Brandão, foram recebidos pela diretora da UBS Marabaixo, Francisca Barbosa, colocando o espaço à disposição para que o trabalho fosse realizado.

A Escuta Itinerante visa a identificação de casos e sintomas que possam levar à ideação suicida ou à automutilação, para que seja feito um pré-diagnóstico e, caso necessário, o devido encaminhamento à rede de apoio. Os atendimentos foram realizados por 8 psicólogas, voluntárias do projeto, em salas individuais para realização do acolhimento aos que procuraram os serviços.

Na ação deste sábado, de 8h às 12h, os profissionais acolheram, escutaram e puderam dar orientações. Os atendimentos realizados deram a oportunidade que muitos aguardavam para tirar dúvidas, fazer questionamentos e falar de suas emoções.

“Este ano, decidimos com os parceiros pela utilização das Unidades Básicas de Saúde que são locais que a população conhece e pode procurar sem nenhum constrangimento. Nosso projeto continua acontecendo por necessidade desse cuidado permanente com a saúde mental”, pontuou Fábia Nilci.

As escutas psicológicas reforçam as ações do projeto “Atuação pela Vida” no período da campanha do “Setembro Amarelo”. Todos os cuidados de prevenção da Covid-19 foram adotados, seguindo os protocolos recomendados pelas autoridades de saúde pública, como uso obrigatório de máscara, distanciamento social e dispondo de álcool em gel para higienização das mãos.

O plantão itinerante com a realização das Escutas Psicológicas terá continuidade no próximo sábado (18), na UBS do bairro Zerão, e no dia 25/09, na UBS Papaléo, em Santana/AP, visando dar consciência sobre o problema e levar suporte às pessoas que estão passando pela situação de ideação suicida.

Sobre o AtuAção pela Vida

O AtuAção pela Vida, iniciado em 2019, tem a campanha de conscientização que reforça a mensagem “Viver é sempre a melhor opção”, com o objetivo maior da prevenção ao suicídio. O projeto é executado por meio de três eixos: capacitações, escutas itinerantes e campanhas de sensibilização.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Gilvana Santos
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *