Atuação pela Vida: MP-AP e Ambacs intensificam campanhas de prevenção no Dia D do Setembro Amarelo

Em 10 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, considerado o Dia D para reforçar a conscientização sobre o tema. Com esse intuito, o Ministério Público do Amapá (MP-AP) reedita o vídeo “Viver é a melhor opção” (assista clicando aqui), lançado em 2019, e intensifica a campanha do “Setembro Amarelo” nas redes sociais e veículos de comunicação parceiros.

No vídeo, lançado pelo projeto Atuação Pela Vida, da Promotoria de Defesa da Saúde em parceria com a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) e o Ambulatório de Atenção à Crise Suicida (Ambacs) da Universidade Federal do Amapá (Unifap), três jovens (Débora, Ester e Carla) compartilham suas histórias de vida, dividem seus momentos de dor e nos deixam uma mensagem inspiradora, a de que viver é sempre a melhor opção.

No cronograma do Atuação pela Vida para o “Setembro Amarelo” estão previstas palestras, continuidade das escutas psicológicas itinerantes e capacitações, iniciadas no ano passado. Todas as atividades têm como foco o fortalecimento e ampliação das ações de saúde mental em Macapá, visando a prevenção do suicídio.

A programação foi definida pelos coordenadores do projeto: os promotores de Justiça de Defesa da Saúde, Fábia Nilci e Wueber Penafort; os psicólogos Washington Brandão e Luana Nunes (Ambacs); e a assessora técnica do Setor de Saúde Ocupacional do MP-AP, Carla Pena. Para a retomada dos trabalhos serão observados os protocolos de segurança impostos pelas autoridades por conta da pandemia de Covid-19, tais como distanciamento social, uso de máscaras, álcool em gel e número reduzido de participantes.

Dia D

A promotora Fábia Nilci participa nesta quinta-feira (10), às 19h, do lançamento virtual do projeto “Observatório do Comportamento Suicida na Adolescência”, como palestrante convidada para falar do projeto Atuação pela Vida. O evento será transmitido pelo Youtube no Canal AMANÃ.

Atuação pela Vida / 2020

O mutirão de escuta psicológica para pessoas que desejam atendimento será retomado, ainda este mês. O curso de “Capacitação em Identificação do Comportamento Suicida” está programado para a última semana do mês, com turmas de apenas 15 participantes presenciais, voltado para servidores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); Especializado de Assistência Social (CREAS); Atendimento à Mulher (CRAM); Atendimento à Mulher e à Família (CAMUF); que serão treinados para serem multiplicadores em seus locais de trabalho.

A coordenadora interina do Ambacs, Luana Nunes, informou que o “3º Simpósio da Microrrede de Atenção à Crise Suicida”, com o tema central: “Ampliação das possibilidades de cuidado em rede”, será realizado por meio virtual, nos dias 7 e 8 de outubro, com inscrições pelo link: https://www.sympla.com.br/iii-simposio-sobre-prevencao-do-suicidio-da-microrrede-de-atencao-a-crise-suicida__967440

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Gilvana Santos
Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *