FELIZ EQUINÓCIO! – Crônica de Fernando Canto – @fernando__canto

Por Fernando Canto

Hoje é dia do Equinócio. Feliz equinócio das flores para todos vocês, amigos e familiares!

O Criador Incriado é tão perfeito que quando fez os planetas e astros lhes dotou de movimentos diversos, inclusive lhe dando equilíbrio, quando a Terra, por exemplo se afasta do sol para realizar os solstícios e, na sua volta, os equinócios. Assim, todos os continentes usufruem quase das mesmas luzes, ainda que tenham características ecológicas e biomas diferentes, como diferentes são os animais e povos que os habitam e deles podem tirar seu sustento.

Foto: Manoel Raimundo Fonseca

Então, o movimento que dá calor aos corpos vivos é eivado do equilíbrio que todos necessitamos para seguir na vida, dar valor à existência e agradecer a deidade sem ficar refém da ciência, pois é uma forma poética e filosófica de tentar entender nossa pequenez diante do universo. Se nem pensarmos nisso, ficaremos eternamente sem sombra. Estaremos sempre a-sombrados diante do caos que se instala ao largo do grande rio da Latitude Zero, semimortos, e com um punhal de luz nas nossas cabeças, quase cegos, suplicando por um eclipse amenizador na linha equinocial.

Foto: Márcia do Carmo

*Equinócio da Primavera ocorrerá exatamente às 16h31 desta quarta-feira (22). A luz do sol ultrapassará a linha imaginária do Equador, no Monumento do Marco Zero. O fenômeno poderá ser visualizado em Macapá, única capital brasileira cortada pela linha que divide a terra em dois hemisférios: Norte e Sul.

  • Minhas congratulações ao Sr. Dr. Fernando Canto, não por ser escritor ou doutor, mais por sua capacidade intelectual singular de captar em um texto sintético toda a gama de informações, científicas e históricas desse fenômeno astronômico fascinante que é o Equinócio,
    O professor Fernando Canto, brinca com as palavras como um exímio pintor os faz com as cores, respeitando seu leitor ele nos dá essas pérolas literárias.

    Obrigado professor Fernando Canto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *