Hoje é o Dia do Médico (Meus parabéns aos nobres profissionais) #diadomédico #medicina #saúde #macapá #amapá

Como este site possui uma sessão chamada “datas curiosas” e hoje, 18 de outubro, é o Dia do Internacional do Médico, claro que não deixamos passar a data batida. Afinal, o mundo todo está devendo suas vidas ao trabalho a essas essenciais pessoas, assim como enfermeiros e técnicos em enfermagem, entre outros diversos profissionais que foram para a linha de frente no combate, prevenção e tratamento da pandemia que assolou o planeta e a raça humana por dois anos.

O Dia do Internacional do Médico é celebrado no décimo oitavo dia deste mês em homenagem a São Lucas, o padroeiro dos médicos. Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, e seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica. Lucas era médico, razão pela qual se decidiu homenagear os profissionais com o mesmo dia da festa deste santo.

Doutores Olavo Picanço, Anselmo Ramos, Rejane Melo e Roberto Marcel, meus amigos médicos.

Os médicos podem ser generalistas, que atuam em Clínica Geral e Saúde da Família, ou especialistas, quando são peritos em alguma área. São exemplos de médicos especialistas: endocrinologista, cardiologista, otorrinolaringologista, ginecologista, obstetra, pediatra e etc.

Só quem sabe a barra que é trabalhar em um hospital pode definir a pressão. Mas a maioria são profissionais comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano. Não tem como fugir do clichê, pois são, de fato, heróis (apesar de uma minoria de filhas da puta que rola em toda profissão).

Na época da pandemia, muitos deles foram infectados com a Covid-19 em todo o mundo. Além de correr o disco diário, estes valorosos profissionais ainda se privam do contato com suas famílias.

Muitas vezes, sem equipamentos adequados, trabalhando em unidades de saúde lotadas e com falta de medicamentos, o que médicos e enfermeiros tem feito são verdadeiros milagres. Mesmo com todo o estresse, apreensão, incerteza e medo, entre outras dificuldades impostas, eles seguem a salvar vidas. Ou seja, um ofício nobre e uma grana (sim, são bem remunerados, como deve ser) difícil de ganhar.

E claro, a médica da família, minha amada prima Jamila Tavares.

Devemos muito aos médicos. Sempre foi assim e essa dívida aumentou astronomicamente em 2020 e 2021. Enfim, por tudo dito/escrito acima e pela bravura e doação dessas pessoas especiais, parabenizo e agradeço, em nome dos amigos médicos Olavo Picanço, Anselmo Ramos, Rejane Melo e Roberto Marcel, além da médica da família, minha amada prima Jamila Tavares, todos os profissionais se dedicam a cuidar e tratar, que lutam diariamente pela saúde das pessoas, que fizeram de suas vidas instrumentos de solidariedade!

Meus parabéns, aos médicos do Amapá, Brasil e mundo. Gratidão define. Valeu demais!

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *