Hoje é o Dia do Radialista e do Rádio

Hoje é o Dia do Radialista e do Rádio. A data é celebrada pelo motivo que, em 21 de setembro de 1906, aconteceu a primeira transmissão radiofônica no mundo, pelo canadense Reginald Dennis. O conceito para este tipo de profissional diz que ele é habilitado para trabalhar com diversos nichos dentro de uma produção radiofônica.

Essa modalidade de comunicação não é para qualquer um. O radialista faz locução, apresentação, sonoplastia, produção de programas, direção e outras atividades. É preciso ter talento e responsabilidade, além de boa voz, claro.

O radialista não transmite apenas notícias, mas sim informações repletas de sentimentos humanos, pessoas que se tornam próximas de uma maneira nada convencional.

Conheço e respeito muitos radialistas. Meu falecido amigo, Leonai Garcia, era doido pra me levar para o rádio. Nunca topei. Há uns sete anos, o renomado Humberto Moreira me perguntou se eu não queria fazer uma experiência na área, também agradeci e disse que meu negócio são os bastidores e redações mesmo. Um dia, quem sabe. É que gosto mesmo é de escrever.

Também dizem que o dia correto é 7 de novembro, mas a primeira considero a de hoje mesmo. Também sou grato aos amigos Paulo Silva, Luiz Melo, Elden Carlos, Armstrong Souza, Heraldo Almeida, Cléber Barbosa, Graça Penafort, Salgado Neto, entre tantos outros, pelo apoio ao meu trabalho.

Portanto, parabenizo e agradeço, em nome das minhas queridas amigas Gilvana Santos (que possui uma bela história no rádio amapaense e apresenta o Programa MP + Perto ) e Ana Girlene (MP + Perto e Café com Notícias) a todos os radialistas do Amapá. Sem eles, o nosso trabalho nas assessorias seria inviável. Sobretudo aos amigos, que são muitos. Palmas para vocês!

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *