Hoje, Milton Nascimento completa 81 anos de vida (meus parabéns para um dos mais influentes e talentosos cantores e compositores da Música Popular Brasileira) #Bituca81 #MiltonNascimento

Hoje, Milton Nascimento completa 81 anos de vida (meus parabéns para um dos mais influentes e talentosos cantores e compositores da Música Popular Brasileira)

Sou fã de muitos músicos e compositores, brasileiros e gringos. Para mim, o maior entre os maiores é Chico Buarque. Essa lista de lendas é composta pelos monstros sagrados Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Caetano Veloso, Belchior, Gilberto Gil, Raul Seixas, Renato Russo e Cazuza. E, é claro, Milton Nascimento. Este último, chamado carinhosamente por muitos de “Bituca”, hoje completa 80 anos de vida. E que vida!

Milton Nascimento é um artista reconhecido mundialmente como um dos mais influentes e talentosos cantores e compositores da Música Popular Brasileira. Um gênio ícone da MPB e um ativista lutador pelos direitos do cidadão. Sobretudo, um grande expoente da musicalidade nacional que temos a sorte de ainda nos brindar com sua genialidade.

Com a canção “Travessia”, composta por ele e Fernando Brant, ocupou a segunda posição no Festival Internacional da Canção, de 1967. De lá pra cá, já ganhou 5 prêmios Grammy. Em 1998, recebeu o Grammy de Best World Music Álbum in 1997. Bituca se apresentou na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África. Até agora, Milton Nascimento já gravou 34 álbuns e cantou com centenas de artistas.

“Clube da Esquina” é uma das obras-primas da nossa arte. Um dos grandes méritos do coletivo liderado é dele, Milton Nascimento, que liderou o movimento que elevou a MPB.

Imparável compositor e dono de uma poderosa e inconfundível voz, Milton é um cara incrivelmente talentoso. Sempre me emocionei com a Canção da América, pois “amigo é coisa pra se guardar, do lado esquerdo do peito, dentro do coração”. E me identifico com “Caçador de Mim”.

Tive a oportunidade de assistir a um show de Milton Nascimento em Macapá, em 2013. Foi lindo. Fiquei feliz também por ter fotografado o artista, que foi muito gentil com o público.

Foto: Elton Tavares

Milton, com suas oito décadas de genialidade, embalou muitos momentos felizes de minha vida. Principalmente em reuniões familiares. Ele também me emocionou muitas vezes em mesas de bar. O tropicalista merece nosso reconhecimento, respeito e gratidão.

Enfim, graças a Deus, mesmo com meus 47 anos e as oito décadas e um ano de Bituca, divido este tempo de existência com esse ser admirável que ele é. Certamente, depois dele, “nada foi como antes”. Meus parabéns e agradecimentos. Feliz aniversário, Milton. Palmas para o cara, que ele é gênio!

Elton Tavares

*Fontes: sites e jornais, além dos meus 46 anos de vida com trilha sonora porreta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *