Macapá Verão 2023: Poetas e músicos animaram o público nesta terça-feira (4), no Mercado Central

Como disse a escritora e poeta portuguesa Natália Correia “A poesia é para comer”. E foi assim, com poesia e música que o público vivenciou a programação do Macapá Verão, dessa tarde de terça-feira(4), em frente ao Mercado Central, patrimônio histórico da capital.

O evento intitulado “Verão das Artes” reuniu os artistas Edu Gomes, Pat Andrade, Ricardo Iraguany, Hayam Chandra e Carla Nobre, que mostraram talento e carisma no palco.

Olavo Almeida, diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), destacou as atrações artísticas culturais da programação voltada para o público amante da literatura e da música. “O ‘Verão das Artes’ contempla os segmentos da arte e da cultura, como a poesia, contação de história, música, artes visuais e o audiovisual. A programação está linda”, disse o diretor-presidente.

Além das apresentações, os artistas também puderam expor e comercializar seus trabalhos durante o evento.

A poeta Pat Andrade, que trabalha há 30 anos, escrevendo e declamando poesias, conta, que há 20 anos, passou a produzir seus próprios livros de forma artesanal. Ela ressaltou, com orgulho, ter2 livros com ISBN ( International Standard Book Number/ Padrão Internacional de Numeração de Livro), ambos publicados por meio de edital emergencial de apoio à cultura, e 28 livros artesanais, além de alguns e-books e participação em coletâneas regionais e nacionais.

“Esta é a terceira vez que participo do Macapá Verão. É importante que eventos como esse aconteçam para dar visibilidade à nossa arte, principalmente para a literatura. A gente torce para que a poesia continue marcando presença nos espaços públicos. Macapá tem muitos poetas e escritores talentosos”, frisou.

Naldo Martins, professor e artista visual, estava prestigiando o evento e aproveitou para comprar o livro “Entre a Flor e a Navalha” , da escritora Pat Andrade. “Sempre que posso, compro arte porque é a forma que encontro para valorizar o artista da minha cidade. O Macapá Verão é uma vitrine de artistas e de obras valorosas”, destacou o professor.

Nessa mesma linha de pensamento do professor Naldo, o músico e compositor Edu Gomes, falou que vê o evento como uma janela de oportunidades para mostrar ao público, suas canções autorais. “É muito emocionante poder mostrar canções que eu criei para um público novo, o artista precisa de momentos como esse, para mostrar sua arte”, completou.

O “Verão das Artes” acontece às terças-feiras, no Mercado Central e nos fins de semana, no Bioparque da Amazônia.

Texto: Mary Paes
Fotos: Jesiel Braga
Secretaria Municipal de Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *