Orgulho: atleta amapaense é convocado pelo Paysandu para o Campeonato Sul-Americano de Basquete Sub-13

Saulo Cavalcante e Pedro Henrique Figueiredo – Foto: arquivo de Saulo Cavalcante

O atleta Pedro Henrique Figueiredo, fenômeno do basquetebol amapaense, foi convocado, na última sexta-feira (15), para jogar o Campeonato Sul-Americano de basquete, categoria Sub-13, pelo time do Paysandu Sport Club, de Belém (PA). O adolescente foi revelado pela Escolinha Novo Basquete Amapá (NBA), que funciona na sede da Polícia Militar do Estado (PM/AP), e é dirigida pelo treinador Saulo Cavalcante.

O jovem de 13 anos se destacou como prodígio do basquetebol no campeonato de 2023, quando a NBA ficou em segundo lugar na competição. Pedro Henrique foi o cestinha da competição, o que lhe rendeu o Prêmio Atleta do Ano 2023, dado pelo Instituto Felipe Cabocão. E, consequentemente, a convocação para jogar no Paysandu.

Pedro Henrique Figueiredo – Foto: arquivo de Saulo Cavalcante

Pedro começou no Basquete em dezembro de 2019, na NBA, após participar do campeonato de categoria de base realizado pela Federação Amapaense. Saulo relatou que percebeu o potencial de Pedro logo nos primeiros meses de treinamento. Ao se tornar o cestinha da competição em 2023, com seus dribles habilidosos, precisão nos arremessos e visão de jogo, a aposta do treinador se concretizou e hoje o jogador já desponta como talento promissor do Norte.

De acordo com o ex-treinador, Saulo Cavalcante, Pedro Henrique sempre recebeu o apoio dos pais, Andrea e Carlos. Como primeiro profissional a treiná-lo, falou um pouco sobre o jovem grande atleta (literalmente, já que ele tem 1,86 de altura) e a competição onde ele despontou, o que resultou na convocação pelo Paysandu, em janeiro de 2024:

Pedro Henrique Figueiredo – Foto: arquivo de Saulo Cavalcante

O Pedro sempre foi um garoto esforçado e desde o começo percebeu a desenvoltura dele pro esporte. Trabalhamos os elementos básicos que um jogador precisaria para participar de uma competição. No campeonato, ele se destacou. Não ganhamos o título, mas ficamos em segundo lugar. Um bom resultado, já que as outras equipes trouxeram atletas de fora do Estado para disputar com a nossa garotada aqui em Macapá”, pontuou Saulo.

Pedro é orgulho para mim, para seus dos pais e para todos os amapaenses. Esse reconhecimento não apenas enaltece suas conquistas individuais, mas também destaca o papel fundamental que desempenha na promoção e desenvolvimento do esporte do Amapá. Desta forma, incentiva outros jovens a trabalhar para a conquista de seus sonhos“, afirmou Cavalcante.

Pedro Henrique Figueiredo, entre seus pais, Andrea e Carlos – Foto: arquivo do atleta

Com um futuro promissor à sua frente, Pedro representa não apenas um talento excepcional no basquetebol do Amapá, mas também uma fonte de inspiração para jovens atletas em todo o estado. Ele é o exemplo que, com trabalho árduo e dedicação, os sonhos podem se tornar realidade”, destacou o ex-treinador do atleta.

Foto: Mônica Costa

Mais sobre a Escolinha NBA

Criada em 2018, a Escolinha de Basquete NBA é um dos projetos sociais da Polícia Militar do Amapá. A iniciativa, voltada para crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, é muito importante para toda a comunidade, pois promove cidadania por meio do esporte e auxilia no desenvolvimento nos aspectos físicos, sociais e morais.

O projeto foi criado com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade no Amapá, por meio da inclusão no esporte. Cerca de mais de cinco mil crianças e adolescentes já passaram pelas quadras do NBA.

Coordenada pelo treinador e ex-atleta do basquetebol amapaense, Saulo Cavalcante, os participantes do projeto recebem aulas quadra do ginásio de esportes da PM/AP. A Escolinha NBA sempre é competitiva nos campeonatos locais e recebe reconhecimento da comunidade esportiva.

NBA – Foto: arquivo de Saulo Cavalcante

Como participar

As inscrições para a NBA são feitas no Comando-Geral da PM/AP, na Diretoria de Ação Social e Cidadania. Todo participante, obrigatoriamente, tem que ser estudante. Para se inscrever, é preciso apresentar duas fotos 3×4 e o pai ou o responsável tem que levar o comprovante de matrícula escolar e o comprovante de residência.

Na NBA, temos o compromisso não apenas de ensinar habilidades no basquete, mas também de cultivar valores fundamentais e orientar os jovens na construção de um caminho positivo na vida. Pedro iniciou na escolinha e é exemplo disso, pois além de excelente jogador, estuda, é bom filho e boa pessoa.  Então esse é o trabalho que a gente tenta desenvolver com a sociedade”, frisou o treinador.

Foto: José Baia/SecomGEA

“Portanto, nos concentramos em desenvolver habilidades essenciais para a vida, como trabalho em equipe, disciplina, respeito mútuo e liderança. Nossa visão vai além das quadras. Queremos formar não apenas bons jogadores de basquete, mas também bons cidadãos”, finalizou Saulo Cavalcante.

Elton Tavares

  • Revelação do basquete amapaense da categoria de base, ano 2023. Joga muito! Parabéns Pedrão 👏🏼👏🏼👏🏼

  • Eu como mãe me sinto orgulhosa e muito feliz com as conquistas do Pedro e também gratidão ao NBA! PEDRO é muito dedicado e atencioso, e inspiração para novos atletas. Torço para que muitos atletas Amapaenses alcancem novos vôos assim como o Pedro!

  • Que orgulho !!!que Deus continue abençoando seu caminho, Pedro . Voe alto, o mundo é seu ! Saulo, parabéns pelo trabalho , empenho e cuidado.

  • Parabéns meu Filhão, você nos orgulha muito com sua dedicação aos estudos e ao basquete.
    Você sempre terá meu apoio e dedicação infunita na busca dos seus sonhos.
    Mantenha sempre este foco que nem o céu será um limite.

  • Parabéns meu neto pela sua conquista . Deus lhe guie e proteja na sua jornada. Vovô está orgulhoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *