Os 70 anos da Academia Amapaense de Letras e minha gratidão pelo reconhecimento – Por Elton Tavares

Foto: Flávio Cavalcante

A Academia Amapaense de Letras (AAL) completou 70 anos na quarta-feira (21). As comemorações iniciaram na última segunda-feira (19). Os três dias de celebrações ocorreram no auditório do Senac/AP, em Macapá. Durante a programação de ontem, várias personalidades foram homenageadas, entre elas, eu e fiquei feliz demais por ter recebido o troféu Destaque Cultural 2023, das mãos do presidente da AAL, meu querido amigo Fernando Canto. Fui agraciado por conta de meu trabalho literário (dois livros publicados) e divulgação da cultura há mais de 13 anos, neste site.

Fotos: Flávio Cavalcante e Bruna Cereja

A noite não foi somente de festa e reconhecimento, mas um grande encontro de gente querida, de pessoas fantásticas. Entre os outros homenageados, estavam pessoas muito queridas deste editor, como o senador Randolfe Rodrigues, representado pelo professor Charles Chelala (também querido), o professor Yurgel Caldas, escritora Lulih Rojanski, os poetas Marven Junius Franklin e Bruno Muniz, a escritora Quilombola Esmeraldina dos Santos e a poetisa Patrícia Andrade. Todos colegas de letras, amantes da cultura e amigos meus.

Também tenho dois livros publicados. São as obras “Crônicas de Rocha – Sobre Bênçãos e Canalhices Diárias” (de 2020) e “Papos de Rocha e outras crônicas no meio do mundo” (2021). Eles foram os primeiros de muitos que virão, se Deus permitir. E ainda divulgo a cultura amapaense em todas as vertentes, pois toda divulgação cultural ainda é pouca.

Todos que escrevem crônicas, poesias, contos ou contam histórias e estórias são produtores de universos e mundos imaginários, bem como guardiões da memória, tradições, resgate da memória e fortalecimento da identidade cultural da sociedade amapaense. Sempre imparáveis e com insPiração.

Em nome dos escritores Fernando Canto e Alcinéa Cavalcante, dois imortais que tenho a honra de ser amigo, agradeço demais a AAL pelas sete décadas do Silogeu e que venham mais 70

Aos que estiveram lá na solenidade comigo, minha namorada Bruna Cereja (meu amor) e as queridas amigas Ana Girlene, Dulcivânia Freitas, a advogada Sônia Canto, o promotor de Justiça Flávio Cavalcante (que também é poeta e fotógrafo) e o jornalista Silvio Neto, entre tantas pessoas porretas que revi ontem, muito obrigado pela presença.

Ah, depois da solenidade, fomos bebemorar e molhar a palavra no Banca Pub e ainda encontrei os casais de amigos Beto e Mirian, Tássio e Hanna. Foi porreta! Levarei a noite de ontem no coração e memória para sempre. Gratidão pelo reconhecimento. É isso!

Elton Tavares – Jornalista e escritor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *