Playlist – Crônica de Lorena Queiroz – @LorenaadvLorena

Crônica de Lorena Queiroz

Dia desses eu estava bebendo sozinha em casa. Sim, eu adoro fazer isso. Gosto muito da minha companhia. Posso passar um dia bebendo sozinha, dançar, cantar e rir como se estivesse em uma rave. O que a gente precisa nessa vida é de um alucinógeno e música. Nietzsche disse certa vez que só acreditaria em um Deus que soubesse dançar. Eu também, bigode. Eu também.

Acredito que por isso, nestes momentos de solitude, muito diferente de solidão, a música é tão importante como fiel companheira. E dentro dessa sintonia entre álcool e música, tem uma trepada prazerosa que acaba parindo a literatura. Acho que é por isso que eu gosto tanto de beber e ouvir música.

Estava ouvindo 1979 do Smashing Pumpkins  e um amigo recente me disse que sabia que eu era gente boa quando prestou atenção nas músicas que eu escutava. No filme Mesmo se nada der certo, a personagem da Keira Knightley diz que você pode descobrir tudo sobre uma pessoa só olhando a sua playlist de músicas. Acho que de certa forma a personagem acertou, ao menos comigo é assim, mas acredito que esse reconhecimento só é possível à pessoas que possuem certa sensibilidade, pois nem todo mundo dá a mesma importância às coisas. Talvez por minha trilha sonora estar tão conectada ao que eu sou, é que eu dou.  Eu canto Vaca profana por um trecho que me define: “Respeito muito minhas lágrimas, mas ainda mais minhas risadas”. Gilberto Gil me ajuda a limpar a casa andando com fé, que a fé não costuma falhar. Eu lembro de amigos dançando com uma touceira de mato na bunda ao som de Morrissey. Eu danço com Ian Curtis até hoje. Repenso a vida com Krishna Das. Vibro com meu parceiro da vida, Belchior. Brindo com Marisa Monte.

Vejo minha filha dançar com Tim. Revisito toda uma vida com Chico, Vinicius e Tom. E todas as memórias de inícios retornam com Beto Guedes, Milton Nascimento e Lo Borges. Lembrar de todas as vezes que fui a Salinas com meu pai ouvindo Noite ilustrada. Uma colcha de retalhos cheia de sons e poemas.

A maioria dos escritores que conheço estão diretamente ligados a essa junção; a empolgação que Cortázar tinha pelo Jazz e que explode como tomadas em suas obras. Nosso velho safado completamente embriagado e genial. E o nosso amigo Fernando Canto? Esse é literalmente um megazord de música, birita e literatura.

Então é isso, leitor. Abra sua garrafa, ou qualquer alucinógeno da sua preferência, ou os dois, e escute a sua canção. Não sei o que essa música vai te dizer e também não é da minha conta. Eu nem sei o que eu queria escrever aqui. É só mais um dia em que eu estou bebendo e escutando a minha playlist.

*Lorena Queiroz é advogada, amante de literatura, devoradora compulsiva de livros e crítica literária oficial deste site, além disso é escritora, contista e cronista. E, ainda, mãe de duas meninas lindas, prima/irmã amada deste editor.

  • Lorena é phera…phado( troque as vogais)…phantasmagorica…
    Escreve como quem tivesse uma eternidade de anos.
    Adoro !

  • Gente, essa menina se destaca na literatura por sua suavidade e texto limpo, claro como a luz equatorial, onde ela aprendeu a caminhar. Com esse tema (muitas vezes intangível) ela respondeu a contradição de um dito meu que me envolve até os escaninhos do cérebro: digo que nunca escrevo se não for sóbrio. Qual nada, pois as palavras e frases já se formam antes de nascerem. Então ao beber engolindo “mechas” como um robô, absorvo o pranto e o riso – Tão bem lembrados por ela neste texto – para partir depois, e em silêncio, à batalha das letras nascidas do megamomento zord. Depois dessa mentira posso reafirmar que escrevo dentro de um recipiente de pedra azul-turqueza onde estão meu teclado e um rato pretos, esperando o digitar de frases cegas a serem trabalhadas como artesanias. Lorena é mais que isso: escuta, bebe e medita nos quadrantes do mundo sua alma de vidro, sem a blindagem e sem o limite do pensamento. Parabéns pela crônica e pelo tema. Te amo, minha querida amiga.

  • Eu nem sei como responde isso! Olhos arregalados com meu mais sincero puta q pariu de agradecimento e espanto. Minha admiração e amor por ti são enormes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *