TJAP fortalece diálogo e transparência na informação durante 17ª edição do programa ‘Bate-Papo com a Imprensa

Norteado pelo compromisso com a informação, transparência e responsabilidade com a sociedade, o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) promoveu, na terça-feira (27), em sua sede, a 17ª edição do Programa Bate Papo com a Imprensa. Durante o encontro, que contou com cerca de 50 comunicadores do Estado, o desembargador-presidente Adão Carvalho, acompanhado da juíza auxiliar da Presidência, Marina Lorena e do secretário-geral do TJAP, Veridiano Colares, conversou com os jornalistas sobre temas livres, sem pré-definição de pauta. Na oportunidade, o chefe do Poder Judiciário pontuou ações desenvolvidas em sua gestão, premiada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como “Selo Ouro” e que completará um ano em março de 2024.

Na ocasião, o chefe do Poder Judiciário amapaense reafirmou que o diálogo aberto e construtivo com os veículos de comunicação é essencial para a sociedade. Com a iniciativa, os profissionais receberam esclarecimentos para melhor informar a sociedade. Durante o evento, o presidente do TJAP respondeu a questionamentos dos jornalistas e elucidou assuntos relevantes sobre as atividades e decisões do Poder Judiciário. O evento foi transmitido ao vivo pela Página do TJAP no Facebook, pelo Canal do TJAP no YouTube e pela JudiciRádio (rádio web).

Entre os tópicos abordados no encontro, estavam: Juiz das Garantias; combate à violência doméstica; Parcerias com outras instituições; Pacto da primeira infância; Conciliação; concurso do Tribunal; Seleção dos estágios no TJAP; Negociação de precatórios e a importância da mulher nos espaços de poder.

O presidente do TJAP ressaltou que o importante papel dos profissionais da comunicação para o regime democrático de direito é essencial e por isso o Poder Judiciário sempre elucida qualquer tipo de dúvidas dos jornalistas para que o cidadão tenha todas as informações possíveis. O desembargador Adão Carvalho agradeceu a presença de todos.

“Em um ano de gestão, seguimos norteados pela transparência e acesso à informação. Neste propósito, ter uma relação confiável com a imprensa é fundamental. Queremos contribuir ao máximo com o esclarecimento do cidadão sobre as ações do TJAP. Com esse diálogo, a prestação jurisdicional será entendida de forma clara, transparente, responsável e acessível a todos os cidadãos”, salientou o presidente do TJAP, desembargador Adão Carvalho.

Durante o evento foi exibido um vídeo de um ano da gestão atual do Tribunal de Justiça.

Reconhecimento e elogios da imprensa

“Essa iniciativa é fundamental, pois a gente sempre imagina que a Justiça é distante da sociedade. E essa oportunidade nestes encontros, de bater papo, de perguntar, de questionar, de conhecer o dia a dia do Judiciário é essencial para nós, comunicadores. Somos privilegiados por este programa”, destacou o jornalista Rodrigo Portugal.

“Neste encontro, podemos entender o Tribunal por dentro e saber as ações do TJAP para democratizar, para tornar mais acessível o Judiciário. Fazer esse corpo a corpo com os comunicadores é importante”, pontuou o jornalista Seles Nafes.

“Como formador de opinião, o Bate Papo com a Imprensa é extremamente satisfatório. Fico muito satisfeito por ser uma conversação de tema livre e em especial a prestação de conta, de um ano de gestão. O TJAP está de parabéns por estreitar essa relação com os comunicadores. Não é à toa, o Tribunal de Justiça do Amapá ganhou a premiação Selo Ouro do CNJ”, detalhou o radialista Rodinei Santos.

“Com este evento, o TJAP sai de dentro dos gabinetes e faz, por meio da imprensa, o contato direto com a sociedade. Isso faz o Poder Judiciário mais acessível a todos e a justiça mais próxima da população”, elogiou a jornalista Carol Lopes.

Mais sobre o Programa ‘Bate-Papo com a Imprensa’

Instituído em 2017 pelo TJAP, o Bate Papo com a Imprensa é uma iniciativa pioneira no Brasil e sempre convida profissionais de diferentes veículos e meios de comunicação, entre Portais de Notícias, Blogs Noticiosos, Rádios, TVs e Jornais Impressos. Sem pauta pré-definida ou temas proibidos, o Poder Judiciário do Amapá periodicamente chama representantes dos principais veículos de comunicação locais para responder aos questionamentos de jornalistas, que comparecem para exercer sua missão de fiscalizar o poder e informar a sociedade.

– Macapá, 28 de fevereiro de 2024 –

Secretaria de Comunicação do TJAP
Texto: Elton Tavares
Fotos: Serginho Silva e Flávio Lacerda
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *