‘Um momento que nos puxa para arte’, diz autora que voltou a escrever para o 2° Festival Literário de Macapá

Com parceria do Governo do Estado e uma programação diversificada, iniciou nesta terça-feira, 17, o 2º Festival Literário de Macapá (Flimac). O evento foi aberto oficialmente, com intervenções poéticas, na inauguração da “Bibliogarden”, biblioteca comunitária do Amapá Garden Shopping, na Zona Sul de Macapá.

Celebrando a poesia e a literatura genuína do Amapá, a Flimac apresentou em sua primeira noite a performance de Lia Borralho, após dois anos de inatividade. A autora e professora apresentou o texto de sua autoria, “Amapá, teu Marco Zero vou cantar”, um dos 30 selecionados para concorrer ao prêmio Flimac de Poesia de 2023.

“Eu agradeço muito por esse espaço, por estar retornando dentro do Flimac, que abriu as portas para mim, é um momento de muita gratidão, por iniciativas como essa que nos puxam de volta para arte e nos aproximam dos nossos colegas novamente”, reforça a autora.

O evento é uma realização da Associação Artística Cultural Ói Nóiz Akí, Coletivo Juremas com apoio da CSA Equatorial. O Governo do Amapá é parceiro oficial junto com o senador Randolfe Rodrigues, que destinou R$ 180 mil de emenda parlamentar para realização do festival.

A secretária de Estado da Cultura, Clicia Vieira Di Miceli, ressaltou a importância de manter a atividade cultural em movimento, possibilitando o fortalecimento de espaços, e criando novos, como do Garden, para aumentar o acesso à literatura.

“Saímos de uma Expofeira que levou a poesia e a literatura para os palcos, viemos agora para a continuidade das nossas parcerias e já pensamos na nossa próxima atividade que será o Folia Literária Internacional do Amapá, ou seja, estamos realizando uma política pública continuada de fomento do setor, esse é o nosso objetivo, queremos somar com a sociedade civil organizada e debater sempre para que essas iniciativas continuem gerando efeitos, obras e estimulando novas produções”, reforçou a secretária.

A programação do 2º Festival Literário de Macapá, segue até o próximo sábado, 21, na capital, com saraus, rodas de conversa, vendas de livros, performances poéticas e pedal literário.

Prêmio Flimac de Poesia

Para celebrar novas produções, o Prêmio Flimac de Poesia trouxe os autores dos textos selecionados para a abertura. A programação deste ano traz o tema “Literatura e Amazônia: Territórios e Saberes”.

Nomes como da estudante e autora, Nara Ferreira, de 31 anos, puderam estar perto de autores e falar um pouco do trabalho inicial que estão desenvolvendo. O poema dela, “Amapá 80 Anos de encantos e águas”, concorre nesta quarta-feira, 18, em cerimônia que acontecerá no Sesc Araxá, a partir das 18h.

“Eu fiquei animada de ver meu poema selecionado e de estar aqui hoje como convidada neste espaço, a última vez que participei de algo assim foi na escola e agora tomei coragem e voltei a escrever, tem sido maravilhoso e inspirador”, conta.

Texto: Rafaela Bittencourt
Foto: Jorge Junior/GEA
Secretaria de Estado da Comunicação

  • Adorei o texto. Todavia, ressalto que não foram dois anos de inatividade na Literatura, pelo contrário. Tenho produzido muitos poemas, crônicas e contos nos últimos dois anos. A inatividade se refere apenas à ação performática, ao exercício da declamação, tendo em vista o meu afastamento dos bares e do palco, onde atuo enquanto atriz e performer. No mais, está lindo o FLIMAC. Evoé…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *