Roger Waters, um dos maiores astros do Rock, completa 78 anos hoje #HappyBirthdayRogerWaters

Roger Waters – Foto: Scott Stewart~Sun-Times

Roger Waters, o lendário contrabaixista, letrista e gênio criativo da música (a voz, baixo e letras do Pink Floyd), completa 78 anos hoje (6). É até redundante dizer/escrever que o fundador do Pink Floyd (ao lado de Syd Barrett) é um cara PHoda, pois além de tudo que ele fez pelo Rock and Roll, uma das características mais marcantes de sua obra sempre foi a crítica contundente contra o autoritarismo.

Ele sempre lutou por cumprir o que estava destinado a ser, um artista ativista. Desde os tempos de Pink Floyd,  banda formada em 1965, originalmente composta por ele e pelos então  estudantes Nick Mason, Richard Wright e Syd Barrett.

Formação original do Pink Floyd – Foto: site oficial da banda

O guitarrista e vocalista David Gilmour juntou-se à banda em 1968, meses antes da saída de Barrett do grupo, devido ao seu estado de deterioração mental, agravado pelo uso de drogas.

Com a entrada de David Gilmour, a banda dá mais uma volta e Roger assume a criação artística, a letra e a música, quase que inteiramente, compartilhando as vozes que ele alterna com o então novato guitarrista.

A banda de rock inglesa, de música psicodélica e progressiva. Seu trabalho foi marcado pelo uso de letras filosóficas, experimentações musicais, capas de álbuns inovadoras e shows elaborados. Trata-se de um dos grupos de rock mais influentes e comercialmente bem-sucedidos da história, tendo vendido mais de 200 milhões de álbuns ao redor do mundo.

Em um período muito conturbado para o Pink Floyd, Waters tomou as rédeas do grupo para si e centralizou as composições em uma espécie de ópera rock conceitual e autobiográfica que deu origem a um filme dirigido por Alan Parker, o “The Wall”, em 1982.

Posteriormente, os membros da banda se digladiaram numa batalha judicial que se arrastou por toda a década de 80 e Roger Walters acabou ficando fora do Pink Floyd.

Roger  se separou da banda em 1983.  No ano seguinte se lançou como solista.  E Eric Clapton colaborou com ele gravando e tocando ao vivo, assim como o grande guitarrista Jeff Beck. Ele seguiu com uma carreira de muito sucesso. Waters foi considerado o 22º melhor baixista do milênio, numa lista divulgada pela revista Guitar, há alguns anos.

Foto: site oficial de Roger Waters

Em 1989, a queda do Muro de Berlim deu motivos para relançar a obra O Muro. Em algo como um jogo de palavras com a mensagem do álbum e com o que acabou de acontecer, o que algum outro charlatão erroneamente chamaria de “o fim da história”. Mas Roger fez história porque deu um show para 300 mil pessoas em Berlim, e gravou um álbum e um vídeo ao vivo. E ele derrubou aquela parede novamente.

Foi apenas em 2005, no show do Live 8, que a banda original se reuniu novamente para tocar ao vivo. A expectativa de um possível reencontro cresceu, mas era tudo uma ilusão.

Mas muito mais do que um astro de rock, o “Rogério das Águas” sempre foi um lutador por causas nobres. Com o relançamento da obra The Wall, em 2010, uma nova turnê mundial começou e a versão mais política do artista também cresceu. O passar dos anos deu-lhe novos significados antimilitaristas ao álbum.

A gente segue na resistência.

Entre canções durante suas apresentações ou em entrevistas, Roger disparava muitos posicionamentos políticos invejáveis. Entre elas, a nosso favor. Em 2018, Roger Waters tocou no Brasil com a turnê “Us + Them” e se posicionou contra o fascismo e a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência. Eu e meu irmão tentamos ir ver esse show em São Paulo, mas não rolou.

Waters, que tem a carreira marcada por manifestações políticas de forma correta, fez os shows como lançamento de seu novo álbum, ” Is This the Life We Really Want?” (“Essa é realmente a vida que queremos?”).

Expressão #EleNao e nome do genocida, em 2018, exibidos durante show de Roger Waters em São Paulo — Foto: TV Globo

Sim, o cara que fez uma turnê no Brasil e tentou nos salvar da tragédia que vivemos com Bolsonaro. Pena que a maioria dos cidadãos de bem não deram ouvidos, mas nós seguimos na resistência.

Por tudo que fez, faz e representa, parabenizo George Roger Waters. Quem dera todos os artistas do mundo fossem como ele.

Agradeço ao velho Roger. Vida longa ao Waters!

Elton Tavares, com informações das revistas Rolling Stone, Wikipédia e centenas de Bizz’s que li na vida, Wikipédia e porrada de rockadas da vida regadas a cerveja e o som de Roger e seus companheiros lisérgicos.

  • Um panfletário com rumo centrado…usa sua vasta e de qualidade produção Musical…para doar avisos e alertas…
    Uma pena que surdos políticos não deem bola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *