Absurdo contra o patrimônio histórico cultural do Amapá: mais uma vez, sugerem a substituição da imagem de São José de Macapá – Por Elton Tavares

São José de Macapá, em cima da Pedra do Guindaste – Foto: Márcia do Carmo

Hoje é o Dia de São José, como já dito e redito aqui no site. Lembrei que, semana passada, ao escutar uma rádio local, o apresentador sugeriu ao Poder Público a substituição da imagem do padroeiro do Estado por uma novisca. O locutor falou na cara dura que a estátua “está velha e deteriorada”. Que, por isso, precisa ser trocada.

A falta de consciência de um comunicador com o patrimônio histórico cultural do nosso Estado seria triste se fosse obra de alguém sem estudo, mas o radialista, amapaense experiente na área, dar um papo desses é no mínimo burrice. Pois é revoltante e mostra a total falta de bom senso do cara.

São José de Macapá, em cima da Pedra do Guindaste – Foto: Manoel Raimundo Fonseca

Essa mesma merda foi sugerida em 2017, quando fizeram uma imagem porreta que hoje fica no Parque do Forte, mas ainda bem que desistiram da ideia. Como disse o amigo poeta Luiz Jorge Ferreira: “Daqui há pouco, aparece um herói com a ideia de construir uma Fortaleza de São José mais moderna” (risos).

A imagem de São José está de pé, em frente à cidade de Macapá e de costas para a capital amapaense ao lado do Trapiche Eliezer Levy, no Rio Amazonas, desde o final dos anos 60, quando foi esculpida e colocada no local. E, após um acidente, em 1973, quando uma embarcação colidiu com o Monumento Pedra do Guindaste, foi recolocada no pedestal de concreto que está até hoje. A estátua não é somente religiosa, já que o santo é padroeiro do Amapá, mas é parte da memória e história amapaense.

São José de Macapá, em cima da Pedra do Guindaste – Foto: Floriano Lima

Trata-se de uma obra de arte do escultor português Antônio Pereira da Costa e precisa sim, de restauro. Não de substituição, como sugeriu, de forma errônea, o comunicador.

As palavras do comunicador ecoaram como pedras lançadas contra a história e a sensibilidade do povo. O cara somente revelou sua ignorância atroz sobre a preservação do patrimônio histórico-cultural de um marco indelével da identidade de Macapá. Eu até tinha respeito pelo radialista, mas não depois dessa afronta à memória amapaense, prefiro manter a distância, pois em um bate-papo, lhe encheria de sebadas sobre o tema.

São José de Macapá, em cima da Pedra do Guindaste – Foto: Márcia do Carmo

A imagem de São José, com suas rachaduras, falta do nariz e demais desgastes do tempo, precisa de restauração e cuidado. Mas é fundamental preservarmos aquilo que nos conecta às nossas raízes. Sugerir sua substituição é, não apenas um ato de desrespeito, mas também uma negação da própria história que nos define como povo.

É urgente que TODOS compreendamos a importância de proteger e preservar nosso patrimônio cultural, pois ele é o fio condutor que nos liga ao passado e nos guia em direção ao futuro.

São José de Macapá, em cima da Pedra do Guindaste – Foto: Floriano Lima

Que as palavras levianas do personagem infeliz dessa crônica/crítica sirvam, não como um eco de insensatez, mas como um chamado à reflexão e à ação em prol da salvaguarda da identidade de um povo e sua concepção de ‘cultura’, primordial para a formação da sociedade.

Talvez precisemos sim de substituições, mas de alguns comunicadores, por estes estarem com suas visões de mundo, percepções do que é correto baseados em seus achismos, o que os faz disparar sandices sem nenhum conhecimento sobre os temas que abordam de forma pávula e asna.

São José de Macapá, em cima da Pedra do Guindaste – Foto: Manoel Raimundo Fonseca

Que São José, lá do alto da Pedra do Guindaste, continue a nos abençoar com sua presença silenciosa, lembrando-nos sempre da nossa responsabilidade para com a nossa história. Pois parte da construção histórica do amapaense seria descaracterizar uma parte daquilo que temos como memória, elemento agregador (fundamental!) da cultura.

Elton Tavares

  • E ridículo o comentário e absurda a sugestão. Que tal uma campanha pra trocar o comunicador velho e velhaco?

  • Boa tarde, De Rocha.
    Tô gostando de ler teu texto ecoando pelo rio.
    Concordo com os comentaristas acima e acrescento que muitos que querem a substituição da estátua de São José por uma nova são mesmos uns idiotas, normalmente gente daqui. Já vi isso.
    Mas acho que deves, por outro meio, dizer quem é o velho locutor locupletado. Olha a estátua do Bira. Ele tá muito puto. Kkkk.

  • É a mesma coisa de falarem vamos retirar os radialistas velhos “respeitados” de tradição e modernizar com a nova geração, aí é pracabar ele ter um pensamento desse as abando com a histórias. Mas tenho a certeza que se tirar ele ninguém lembrará dele fácil assim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *