Chegamos em mais um fim de ano – Crônica de Lorena Queiroz – @LorenaadvLorena

Chegamos em mais um fim. Ultimamente finalizações tem sido algo constante dentro do que venho observando nessa atmosfera que está inserido como: minha observação, ou seja, compra quem quer. Mais um fim de ano, mais um balanço anual, mais rugas, mais tempo e menos tempo, como sempre a gente por aqui avaliando os feitos das horas, dias e meses no couro, ou sugestivamente, na pele que habito.

A finalização de 2023 é diferente de qualquer outro ano passado. Apesar das festas, presentes, família, amigos e a costumeira farra, que sim, me encaixo perfeitamente pela minha natureza. Ocorre que nada disso me fez distrair o olhar do clima apocalíptico que esse fim de ano trouxe.

O cenário mundial que traz esse leve aroma de desgraça das guerras com pitadas de anomalias climáticas. Já imbuída dessa percepção, me deparo com um vídeo que me trouxe para esse momento que divido agora com você, leitor. O vídeo em questão mostra Raul Seixas, ainda na década de 70, sendo entrevistado pela eterna Gloria Maria.

A matéria se dá por conta de uma ressaca no Rio de Janeiro. Nesse episódio a água do mar invade a calçada, onde o carro do nosso saudoso maluco beleza foi pego pela maré. Ao ser perguntado por Glorinha (olha a intimidade da gata) sobre o prejuízo que havia sofrido, Raul Seixas respondeu: A NATUREZA TÁ CERTA! Ele descreve o acontecimento como algo profético ou já esperado devido o tratamento que a humanidade vem há tempos dando ao mundo. Todo aterramento e abuso de recursos naturais. A gente já vem rindo na cara do perigo mais tempo do que manda a sensatez. Acredito que essa sensação de fim do mundo tenha deixado as coisas diferentes nesse fim de ano. Mas, o que pessoas como eu fazem nessas horas? Acertou quem disse abre um vinho e vai escutar Raul Seixas. Percorrendo a discografia dele vi que ele sempre teve razão, o que me faz lembrar do quanto meu pai gostava das músicas dele, escutávamos nas viagens de carro. E se a gente for esperto, ainda vai aprender muito com ele. E dentro desse ensinamento, o como viver dentro do fim.

Nada permanece imutável, a vida é cíclica. A língua é viva. As crianças crescem e as plantas morrem. Portanto, eu também prefiro ser uma metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. E você entende também que não precisa ter opinião sobre tudo, algumas perguntas são ótimas para que você exercite aquela resposta que é : não sei. Ninguém nunca tem total certeza de nada mesmo. E se você tem, acredite, essa certeza provavelmente é temporária ou, de qualquer forma, mutável pela própria natureza das coisas.

E é muito bom que sejamos metamorfoses que se permitem novas experiencias, ideias e ideais. Que não sejamos múmias engessadas e regidas pelas opiniões alheias. E quem está vivo sabe que ele também estava certo quando disse que ´Tem dias que a gente se sente um pouco, talvez, menos gente. Um dia daqueles sem graça de chuva cair na vidraça… Porque nessa tarde tão calma o tempo parece parado? Está em qualquer profecia, dos sábios que viram o futuro, dos loucos que escrevem no muro, das teias do sonho remoto….A chama da guerra acesa, a fome sentada na mesa, o copo de álcool no bar, o anjo surgindo no mar… Está em qualquer profecia que o mundo se acaba um dia”.

Querido leitor, não estou tentando te colocar medo ou fazer você sair que nem doido por aí gastando seu ultimo vintém, dançando pelado na rua ou transar sem camisinha. Sim, acredito no fim de tudo, mas acredito mais ainda na mensagem que tudo isso tenha para nos mostrar, ou seja, vai viver, porra! Mas vive do jeito que se acredita ser feliz, inteiro,completo.

Reflita sobre o que realmente tem valor na vida ou acabe como alguém sentado no trono de um apartamento com a boca escancarada, cheia de dentes esperando a morte chegar. Conseguindo ser um dito cidadão respeitável que ganha quatro mil cruzeiros por mês e nunca está contente. Sempre vai dar tempo e se a canção estiver perdida, meu caro, tente outra vez.

Vamos continuar, sempre. Continuar até o sempre se tornar fim e o fim se tornar o agora. Eu vou estar sempre cantarolando ‘’ Oh oh seu moço do disco voador me leve com você aonde você for! Oh oh seu moço, mas não me deixe aqui enquanto eu sei que tem tanta estrela por ai”

*Lorena Queiroz é advogada, amante de literatura, devoradora compulsiva de livros e crítica literária oficial deste site, além disso é escritora contista e cronista. E, ainda, mãe de duas meninas lindas, prima/irmã amada deste editor.

  • Esse ano me trouxe você, por isso sou extremamente grata a ele, está bem apocalíptico e a tendência é piorar (sim, enquanto as pessoas estiverem preocupadas somente com “seus próprios umbigos” não terá mudança), mas enquanto tiver pessoas como você nos encontros seguirei feliz e confiante em dias de luz. Amei o texto, te amo, feliz Natal e um próspero Ano Novo. ????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *