E lá se foi o ” Pescador de Ilusões” (sobre a morte de Marcelo Yuka) – Por Marcelo Guido

Foto: Diário da Paraíba

E lá se foi o ” Pescador de Ilusões”

Hoje perdemos mais um. Ele foi para o descanso eterno. Marcelo Yuka, mais um brasileiro que como muitos de nós ainda sonham com um mundo melhor.

Sempre com opiniões contundentes, com palavras que viravam versos únicos, ordens de protesto de primeira linha contra as mazelas da nossa sociedade . O combate contra todo tipo de injustiça era seu tema, seu lema e sua vida.

Vi o Yuka pela primeira vez em um show, na antiga churrascaria do lago em Brasília, isso em 2000 poucos meses antes do acidente ( como o mesmo gostava de frisar). O cara de pé, trajando uma camisa onde lia- se ” Procura se ” sobre uma foto do Juiz Nicolau dos Santos o ” Lalau”. Deu uma verdadeira palestra sobre o que acontecia no Brasil, momento político e como nós poderíamos ser a força motriz da mudança. Lembro que entre uma cerveja e outra eu e o João Moraes conversamos sobre o que ele estava falando, talvez esse fosse o objetivo. Mandar uma mensagem.

Foto: Blog do Jair

Longe de ser um artista “pop”, o músico sempre caminhou pelo lado que achou correto. Isso é admirável.

Quando as setas da maldade atingiram e debilitaram seu corpo, sua voz não calou e ele continuou na missão.

Marcelo Yuka acreditava no ser humano, acreditava que com educação, arte , música e honestidade poderíamos mudar a sociedade.

Talvez seus joelhos não doam mais, ou você tenha ido ficar de bobeira. Nas esquinas, nas favelas e nas redes não se fala de outro assunto. Na muvuca e na encrenca, tem inocente e tem culpado.

Faltou luz, mas era dia. O tumulto está formado, a alma armada vai ficar apontada para cara do sossego.

Charge de Gilmar

Em momentos difíceis como esse que vivemos, eu te agradeço por me dizer que todo camburão tem um pouco de navio negreiro e que ninguém regula a América.

Você mesmo disse ” não se preocupem comigo” e eu te digo que ” valeu a pena”.

Esse vai fazer falta demais. Que todos os coiotes uivem por Yuca esta noite. Muito Obrigado!

Marcelo Guido – Jornalista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *